Boletim Eletrônico - Informadusb – 14 de maio de 2012

Adusb-SSind apresenta proposta

de construção das sedes à Reitoria

Diretores da Adusb-SSind reuniram-se com a Reitoria da Uesb na terça, 08, para apresentar a proposta de construção das sedes do sindicato nos campi de Itapetinga e Vitória da Conquista e solicitar da administração central a doação da área. A intenção é construir sedes próximas dos espaços onde os professores circulam (sala de aulas e laboratórios) para que o sindicato continue a cumprir o seu papel de movimentar e agregar a categoria, que, por seu lado, estando presente constantemente na sede contribui de forma mais efetiva na organização de atividades sindicais. 

Adusb realiza seminário e curso de

formação sindical nesta quarta, 16

A Adusb-SSind inicia na próxima quarta, 16, no campus de Vitória da Conquista, o ciclo de debates e formação sindical “Movimento Sindical no Brasil: Abordagens históricas, conjuntura atual e perspectivas” com o objetivo de analisar e propor uma profunda discussão acerca do cenário atual para a classe trabalhadora. O evento acontecerá no auditório da Biofábrica (atrás do módulo de Medicina) e será aberto a toda comunidade acadêmica bem como trabalhadores de outras categorias, também convidados. 

No turno matutino (início às 9h) acontecerá o curso de formação “Concepção, estratégia e prática sindical” preparado pelo Instituto Latino Americano de Estudos Socioeconômicos (ILAESE), ministrado pela ativista do Paraná, Érika Luciana Andreassy, da coordenação nacional. Já às 14h acontecerá a palestra do professor doutor em Ciências Políticas pela Unicamp, Cristiano Lima Ferraz (DH), que apresentará uma abordagem histórica do sindicalismo brasileiro e a conjuntura das lutas atuais dos trabalhadores. 

A atividade prosseguirá nos dias 26 de maio, em Jequié, e 31 de maio, em Itapetinga. 

Adusb-SSind proporciona maior votação

nas eleições do Andes-SN

Com 172 votantes, sendo 170 votos para a chapa 01, um voto branco e um voto nulo a Adusb-SSind foi a secção sindical que registrou a maior participação entre as seções sindicais do Andes-SN na Bahia durante a eleição para nova diretoria do Sindicato Nacional realizada nos dias 08 e 09 de maio. O resultado demonstrou a força da seção sindical e o poder de mobilização da categoria em mais um momento de afirmação da importância do sindicato nacional. 

De acordo com a apuração da Comissão Eleitoral Central (CEC), ainda não divulgada oficialmente, já que ainda é esperada a chegada das planilhas enviadas pelas Comissões Eleitorais Locais (CEL), 10.460 docentes em todo o país compareceram ao processo, sendo 9476 votos favoráveis à chapa 01 “Trabalho Docente e Compromisso Social” e 984 votaram entre branco e nulo. O número de votantes superou proporcionalmente a participação na última eleição ocorrida em 2010.  

Fórum das ADs cobra PL da autonomia na Codes

Após inúmeras tentativas do Fórum das ADs, finalmente os dirigentes das Associações de Docentes das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) voltaram a se reunir com o novo Coordenador de Desenvolvimento da Educação Superior (Codes), Nildon Pitombo nesta sexta, 11, para discutir as pautas do Movimento Docente (MD), especialmente o Projeto de Lei da Autonomia. 

Ações afirmativas serão tema de seminário

promovido pelo Andes-SN

A instituição das cotas raciais nas universidades públicas brasileiras, o atual estágio da política de ações afirmativas no Brasil e a garantia de acesso e permanência nas instituições de ensino dos estudantes cotistas serão alguns dos temas a serem debatidos no seminário nacional que o Andes-SN vai promover nos dias 30 e 31, na Universidade de São Paulo, para debater as ações afirmativas. Tendo como tema “Ações afirmativas e a transversalidade do gênero, etnia e classe”, o seminário vai reunir especialistas de todo o Brasil.

Fique por dentro do Movimento Docente Nacional - Informandes 224