Fórum das ADs prepara mobilização

O Fórum das ADs (Adufs, Adusc, Aduneb, Adusb e Andes-SN) esteve reunido no último sábado, 19, desta vez na sede da Adusb-SSind, campus de Jequié, para avaliar a conjuntura no momento em que os governos Wagner e Dilma intensificam o desmanche da educação pública.

Os dirigentes sindicais entenderam que as greves desencadeadas pelos setores públicos têm demonstrado a falta de compromisso do governo do PT. Os professores lembraram que mesmo assumindo o compromisso com o Movimento Docente (MD) para o fim da greve, o governo não cumpriu o acordo e repartições governamentais (Codes, Saeb e Serin) interromperam unilateralmente as reuniões que discutiam impactos do Decreto 12.583/11. O governo alegou que naquele momento discutia um projeto de lei sobre autonomia universitária, mas que ainda não foi apresentado.

Ao avaliar a conjuntura o coordenador do Fórum das ADs e diretor da Adusc, Roque Pinto, pontuou que “o governo está com a imagem desgastada pelo acumulo de greves que vem enfrentando e nem por isso se propõe a uma negociação efetiva”. Para ele o MD precisa ser mais incisivo.

Como tarefas para a jornada de luta que se avizinha, o Fórum das ADs vai protocolar na Sec, Casa Civil, Saeb e Serin a pauta de reivindicação 2012 (após aprovação da Aduneb), cobrará novamente dos deputados a realização da audiência pública para tratar do PL da Autonomia das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), promoverá no dia 30 de maio uma panfletagem pelo Dia Nacional em Defesa do Financiamento e da Autonomia das Universidades Estaduais e Municipais e apoio à greve dos professores das Universidades Federais e da Rede Pública Estadual.

O Fórum volta a se reunir no dia 15 de junho, na Adufs. 

Com informações da Ascom Fórum das ADs.

Foto: Ascom Fórum das ADs.