Sem Terra ocupam fazenda improdutiva de multinacional estadunidense em SC
Na manhã do dia 7 de Junho, 47 famílias Sem Terra do MST ocuparam a Fazenda Caçador Grande, de 200 hectares, localizada há 4 km da sede do município de Timbó Grande, em Santa Catarina. O município de Timbó Grande registra um dos mais baixos índices de desenvolvimento humano do país.

Há muito tempo a fazenda já se encontrava em estado de abandonada, caracterizando-a enquanto uma área improdutiva, sem que sua função social fosse cumprida, bem como exige a Constituição Federal. Vizinhos da área ocupada ainda afirmam que a empresa possui cerca de outras 10 fazendas na região semelhantes à situação dessa que foi ocupada.

As famílias Sem Terra que já organizaram o acampamento e armaram suas barracas de lona preta, ainda esperam a chegada de mais famílias no local para engrossar o acampamento. 

Histórico

Há cem anos aconteceu a famosa Guerra do Contestado, episódio catarinense em que famílias perderam suas terra a uma empresa estadunidense de exploração de madeira.

Dando um caráter simbólico ao fato histórico, a ocupação da Fazenda Caçador Grande representa a retomada de uma área improdutiva por famílias Sem Terra. 

A área pertence à Timbó Empreendimentos Florestais, empresa administrada operacionalmente pela multinacional Terra Master, uma empresa de origem estadunidense que encontrou no planalto catarinense uma oportunidade de lucro com a exploração do solo e da água para o monocultivo de pinos e eucalipto. 

Fonte: MST