Seminário da Codes/Sec comprova o estrangulamento orçamentário das UEBA

A Comissão Estadual de Estudos da Avaliação da Educação Superior (CEAES), criada no ano passado pela Coordenação de Desenvolvimento da Educação Superior (CODES) da Secretaria de Educação, juntamente com as Comissões Próprias de Avaliação (CPAs), promoveu quatro seminários temáticos com o objetivo de apresentar o resultado preliminar dos trabalhos de coleta e análise dos dados. Tais seminários trataram sobre ensino, pesquisa, pós-graduação, extensão e financiamento. A Adufs acompanhou os dois últimos, ocorridos dia 29 de maio, na UEFS, e dias 14 e 15 de junho, na UESB, onde foram discutidos os temas extensão e financiamento, respectivamente.

Na discussão sobre as atividades de extensão, o centro do debate foi a sua concepção e caráter e de como, metodologicamente, pode-se estabelecer uma aproximação do tratamento desta área pelas quatro pró-reitorias. Já no seminário sobre a sustentabilidade financeira, ficou explícita a situação caótica que se avizinha se o governo mantiver a mesma política de descaso, destinando apenas os 5% da Receita Líquida de Impostos, como anuncia. Na apresentação feita pelas Assessorias de Planejamento das quatro UEBA, foi unânime a preocupação com a inviabilidade de garantir, inclusive, a manutenção, para além do seu crescimento. Contando com a presença do Coordenador da CODES, professor Nildon Pitombo, o debate foi centrado na rejeição da subvinculação de 5%.

 A professora Maslowa Freitas, que representa a Adufs na CPA/Uefs, fez várias intervenções denunciando a política do governo e fazendo a defesa da proposta do Fórum das ADs de, no mínimo, 7% da RLI com reajustes bianuais. Para ela, os seminários foram importantes porque “mostraram a situação atual e apontaram para as novas e reais necessidades orçamentárias das UEBA. Esperamos que a CODES cumpra seu papel de mediar, junto ao governo estadual, estas demandas, ao invés de repetir o discurso oficial de que as universidades gastam muito”, conclui.

Fonte: Adufs