Delegados do 57º Conad manifestam apoio às lutas dos docentes nos estados

Os delegados do 57º CONAD do ANDES-SN, realizado de 21 a 24 de junho de 2012, aprovaram moções de apoio à luta dos docentes das Universidades Estaduais do Ceará, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, dos professores da Rede Pública de Ensino do Estado do Amapá e do Estado da Bahia. Manifestaram apoio também manifestam apoio e solidariedade à luta das comunidades quilombolas do Maranhão.

No Ceará, os docentes vêm enfrentando a truculência do governo do estado, que recentemente fez uso da tropa de choque da polícia militar, impedindo o direito de livre manifestação, quando os mesmos solicitavam junto à Secretaria de Ciência e Tecnologia uma audiência com o secretário e o governador do estado do Ceará, para reivindicar contratação de professores efetivos.
No Rio Grande do Norte, os professores deflagraram greve após descumprimento, por parte do governo estadual, do acordo firmado no ano passado. Sob a direção da ADUERN – Seção Sindical, lutam em defesa da Instituição, de condições de trabalho e de melhoria salarial. 

Os professores da Rede Pública de Ensino do Estado do Amapá seguem em greve desde 21 de abril, pela aplicação do Piso Salarial Nacional e atualização das promoções e progressões dos Professores, respeitando os padrões e graus da tabela do Plano de Carreira, que não vêm sendo executados pelo Governador Camilo Capiberibe, que ignora o diálogo e criminaliza a greve, um instrumento legítimo de luta da classe trabalhadora. 

A mesma situação é vivida pelos docentes da Rede Pública de Ensino do Estado do Bahia, em greve desde 11 de abril pelo cumprimento do acordo firmado, em novembro de 2011, relativo ao pagamento do Piso Nacional dos Professores, respeitando os padrões e graus da tabela do Plano de Carreira, o que não vem sendo cumprido pelo Governo Jaques Wagner. A administração estadual da Bahia vem utilizando a mesma prática em relação aos docentes do ensino superior das universidades estaduais baianas.

Comunidade Quilombola
Já as comunidades quilombolas do Maranhão, ocupam a sede do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) desde o dia 18 de junho de 2012, denunciando a violência no campo, cobrando mais agilidade do governo estadual na demarcação dos antigos quilombos e a titulação dessas terras.
O 57º Conad do ANDES-SN aconteceu entre os dias 21 e 24 de junho, em Parnaíba (PI) e contou com a participação de 133 professores, entre delegados (44), observadores (54), convidados (2) e membros da diretoria nacional do sindicato (33). Os textos das moções serão encaminhados aos destinatários e, em breve, divulgados no site do ANDES-SN.

Fonte: Andes-SN