Adusb e diretores cobram ações da Reitoria

Diretores da Adusb-SSind em conjunto com diretores de departamento dos três campi, se reuniram nesta quarta, 11, com a Reitoria da Uesb, para discutir pontos da Centralidade de Luta apresentados na Pauta Interna, bem como a construção da nova sede da entidade. O encontro foi uma deliberação tomada pela categoria em Assembleia Geral e teve o objetivo de acelerar as negociações entre sindicato e Administração Central.

Ao abrir o dialogo, o presidente da Adusb-SSind, Alexandre Galvão, ressaltou que mesmo estando no ano de 2012, a discussão ainda remete ao ano de 2010, quando a Pauta Interna foi atualizada em Assembleia Geral. Galvão informou ao Reitor Paulo Roberto que os professores estão descontentes com a morosidade no atendimento às reivindicações e ações enérgicas serão tomadas caso a reitoria continue apática.

Adicional de insalubridade

De acordo com o Reitor, todos os trâmites internos que dependiam da administração da Universidade para o pagamento do adicional já foram tomados e, inclusive, o processo já foi protocolado na Secretária de Administração (Saeb) juntamente com os processos dos e o relatório pericial do engenheiro de segurança contratado pela Universidade. No entanto, diretores de departamento denunciaram a existência de problemas no relatório técnico, a exemplo da não vistoria em alguns laboratórios. Em resposta, a reitoria informou que com a expansão da Universidade sempre haverá espaços que não serão contemplados.

Retroatividade, promoção e carreira

No ano de 2009, após pressão do movimento docente, o governo aprovou a ampliação parcelada do quadro de promoções até 2012. No entanto, o Movimento Docente (MD) não tem acompanhado o cumprimento, visto que a administração omite a realidade do quadro. Com isso, os diretores pressionaram para que a Reitoria informasse a real situação do acordo com o governo, já que se de fato foi cumprido, deveria existir vagas, pois ainda está em vigor o ano previsto pelo acordo. Ao afirmar que o governo cumpriu o acordo, o Reitor Paulo Roberto, informou que o prazo já extrapolou e que agora é necessário uma nova ampliação do quadro. Ele também se comprometeu a divulgar o quadro atual.  

Ainda sobre a questão, a diretoria da Adusb-SSind cobrou que, em caso da existência de algum professor aguardando promoção, estes deverão ser atendidos. Caso contrário, o sindicato estuda impetrar mandado de segurança. O asunto será levado à próxima Assembleia Geral para amadurecimento.

Agilidade na tramitação de processos

Diretores departamentais expuseram a lentidão na tramitação dos processos e criticaram os procedimentos organizacionais nos setores responsáveis por sua tramitação. Segundo o Reitor, a demora na tramitação dos processos não é regra na instituição e que para sanar o problema, promoveu mudanças no quadro de funcionários do setor de recursos humanos.

Direitos e condições de trabalho

Segundo os diretores de departamento e a Adusb, a questão dos espaços físicos continua afetando o desenvolvimento das atividades acadêmicas e, por isso, voltaram a reivindicar a construção e adequação dos locais de trabalho, principalmente para os cursos de licenciatura e os criados recentemente, a exemplo do que vem ocorrendo em Jequié, com a inexistência de laboratórios básicos, mobília e a ausência de gabinetes em Vitória da Conquista. A reitoria reconheceu que tem investido pouco em infraestrutura no campus de Vitória da Conquista, mas afirmou que há grandes avanços em Jequié.

Outra demanda apresentada pelos diretores é a necessidade de mudança nos critérios para concessão de licença sabática. O Reitor se comprometeu em extinguir a resolução atual e apresentar uma nova proposta brevemente. Entretanto, frisou que haverá cotas para liberação da licença e a permissão será de apenas uma licença por vez.

O direito ao Adicional Noturno foi novamente colocado na mesa de negociação, apenas para lembrar da necessidade do envio pelos departamentos da lista  com os nomes dos professores que tem o direito. 

Encaminhamentos

Também foi cobrado o início dos trabalhos da comissão responsável pela elaboração da Estatuinte da Uesb. Sem especificar data, o vice-Reitor, Luiz Rech, garantiu que irá convocar reunião da comissão para abrir os estudos de elaboração do documento.

Antes de encerrar o encontro, foi apresentada a área para construção das sedes da entidade em Vitória da Conquista e Itapetinga e em breve a reitoria enviará a proposta ao Conselho Universitário (CONSU) para que seja apreciada pela plenária.

Ficou acordado ainda que, a reitoria elaborará um documento constando os encaminhamentos tomados na reunião e enviará para departamentos e Adusb-SSind até o início de agosto.