Jornada de Lutas promove “Churrasco na Reitoria”


Em protesto contra atitudes antidemocráticas da prefeitura de campus e reitoria, estudantes realizaram nesta quinta (19) o “Churrasco na Reitoria”, ato público integrante da programação da Jornada de Lutas dos Estudantes da Uesb.

Segundo o movimento discente, a ideia do Churrasco é utilizar do bom humor para reivindicar espaços culturais na Uesb, bem como a volta da discussão sobre a realização de festas nos campi. Além dessas reivindicações, na pauta estudantil consta a proibição de alojamento na Universidade, presença da polícia militar no campus sem solicitação, instalação de cercas nas áreas verdes que não são destinadas a experimentos, liberdade de expressão para cartazes e informativos colados nos murais, abuso de poder da prefeitura de campus e seguranças do patrimônio.

Para abertura da Jornada de Lutas foi realizada na quarta (18), aula pública com o tema “De quem é a universidade pública?”. O presidente da Adusb-SSind, Alexandre Galvão, foi convidado a compor a mesa para discussão sobre a lógica produtivista, mercantilizadora e empreendedora que se expande nas universidades públicas. A luta do movimento docente e discente da USP contra a militarização também foi debatida, assim como a importância de não permitir que a presença dos policiais na Uesb seja naturalizada.