Ato de grevistas das Federais marca início da SBPC 2012 no Maranhão

Organizada pelo Comando Local de Greve/APRUMA-UFMA e CSP-CONLUTAS ocorreu no dia 22 de julho de 2012 uma grande manifestação de greve durante a abertura da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) na Universidade Federal do Maranhão. Cerca de 200 manifestantes de diversos sindicatos entre eles a APRUMA, o SINASEFE, SINDICATO DOS BANCÁRIOS, O SINTRAJUFE, O SINTEMA e movimentos sociais como o Quilombo urbano, MST, Quilombo Raça e Classe, MOVA,  Movimento Mulheres em Luta, ANEL e também, representantes do PSTU e PSOL, fizeram uma panfletagem na entrada da UFMA seguida de uma passeata até o local de abertura do evento.

Deu na imprensa: Veja matéria (com a foto do  professor Rosenverck Santos)  que saiu na Veja sobre o protesto 

No centro de convenções improvisado, onde seria realizada a abertura,  os manifestantes entraram fazendo apitaço e gritando palavras de ordem que foram seguidas em coro e palmas por parte significativa da plateia. Dirigindo-se até o palco com seus cartazes e faixas professores, técnicos, alunos, sindicalistas e movimentos sociais exigiram a fala na abertura da SBPC. A presidente Helena Nader se pronunciou solidária às reivindicações dos professores e alunos, mas apenas depois de pressionada concedeu fala aos representantes do movimento.

Representando o Comando Local de Greve/APRUMA da UFMA o professor Rosenverck Santos se dirigiu ao palco e expôs a greve das Instituições Federais de Ensino, que dura mais de 60 dias, e exigiu que o governo Dilma atendesse as reivindicações dos professores, técnicos e alunos. Além disso, denunciou o caos social e econômico que o Governo Roseana Sarney (PMDB) tem empreendido em Maranhão, com a expulsão de comunidades tradicionais, violência no campo contra quilombolas e sem terras e intensificação da pobreza e da miséria. Após o pronunciamento, os manifestantes se retiraram da frente do palco de abertura da SBPC com palavras de ordem e sob aplausos da plateia.

Fonte: CSP - Conlutas