Professores decidem por continuidade da greve que já chega a 105 dias

No último dia 20, os professores acampados na ALBA tiveram que abandonar o local

Professores da rede estadual de ensino da Bahia fazem passeata, nesta terça-feira (24), no Corredor da Vitória, centro de Salvador. De acordo com informações da APLB, a mobilização dá continuidade aos protestos da classe contra as atitudes do governo do estado que, segundo afirmam, não cumpriu acordo de reajuste de 22,22%, que equipara o salário dos professores ao piso nacional da categoria, determinado pelo MEC.

Em assembleia realizada nesta manhã, no Colégio Estadual da Bahia (Central), os professores decidiram continuar com a greve que hoje completa 105 dias. Ao todo, mais de um milhão de estudantes ficam estão sem aulas neste período.

De acordo com informações da assessoria de comunicação da Secretaria da Educação do Estado (SEC), a proposta apresentada pelo governo na reunião mediada pelo Ministério Público não será modificada.

A secretaria informou, ainda, que as aulas públicas do projeto Aulões Enem, previstas para começar no  último dia 14, foram adiadas “por motivos de logística”. O novo calendário está sendo elaborado e será divulgado esta semana.

Até o final do ano, ainda de acordo com a SEC, está prevista a realização de 384 aulões, sobre 32 temas nas áreas de matemática, linguagens e ciências, a cargo de professores especialistas na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio – que este ano será utilizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) para selecionar candidatos no maior vestibular baiano.

Afastamento - O comando de greve dos professores estaduais desmentiu, também nesta manhça, a possibilidade do afastamento da diretora do setor jurídico da Associação dos Trabalhadores em Educação (APLB-Sindicato), Marilene Betros. A informação foi dada pelo presidente do sindicato, Rui Oliveira.

A notícia de que Marilene Betros seria afastada do movimento veio à tona após alguns professores alegarem que a coordenadora teria um discurso favorável ao fim da paralisação.

Reivindicação - Os professores pedem 22,22% de reajuste a serem pagos ainda esse ano a título de equipação do salário ao piso nacional da categoria determinado pelo MEC. O governo não aceita a proposta e oferece aos professores licenciados, em novembro de 2012, promoção por meio de curso, com ganho real de 7%. Em abril de 2013, nova promoção, também com ganho real de 7%, para os licenciados.

Fonte: A Tarde