Fórum propõe ações para abertura de diálogo

Reunidos no último dia 20, dirigentes sindicais da Aduneb, Adusb, Adusc, Adufs e do Andes-SN avaliaram como positivas as primeiras atividades com o objetivo de denunciar a indiferença do governo. Neste mês foram realizadas uma manifestação durante o cortejo do “02 de julho” e o seminário sobre Autonomia Universitária.

Na tentativa de abrir o dialogo e a marcar a primeirareunião para discutir a pauta de reivindicações 2012, protocolada no dia 14 de junho junto à SEC, SAEB e a Casa Civi, o Fórum das ADs programou novas ações para o próximo mês. No dia 02 de agosto os professores irão à Secretaria de Educação (SEC) para cobrar a realização de uma audiência com o Secretario da Educação, Oswaldo Barreto e no dia 06 farão uma visita aos veículos de comunicação da capital para denunciar, mais uma vez, o descaso do governo do Estado. Para o coordenador do Fórum das ADs, Roque Pinto, é preciso, a partir de um planejamento cuidadoso e consequente, definir ações conjuntas, sistêmicas, e de forte impacto para nos façamos ouvir e que nossas reivindicações sejam atendidas.

O Movimento Docente reivindica o orçamento mínimo para as UEBAs de pelo menos 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI), com revisão a cada 2 anos; revogação da Lei 7176/97 e reajuste salarial dos docentes em 28%.

Os representantes propuseram um calendário de ações para continuar alertando a sociedade baiana sobre o descompromisso do governador Wagner também com as Universidades Estaduais da Bahia. O Fórum das ADs voltará a se reunir no dia 14 de agosto, em Ilhéus.

Fórum das ADs participa de Ato Público em apoio aos professores da rede estadual

O Fórum das ADs reiterou todo apoio e solidariedade aos professores da rede estadual de educação – em greve há mais de 100 dias – durante ato público após a desocupação da Assembleia Legislativa, ocorrida na última sexta, 20.

No ato, o Coordenador do Fórum das ADs e presidente da Adusc, Roque Pinto, ratificou a importância histórica do movimento para a educação no Estado, denunciou a forma como o governo trata as verdadeiras demandas da sociedade, e incitou os colegas para que se mantenham firmes no propósito da dignidade da educação na Bahia.

O diretor do Andes-SN, Walter Silva, também prestou solidariedade aos professores fazendo um histórico das lutas recentes nos âmbitos estadual e nacional, e apontou o descaso do governo Wagner com a educação pública na Bahia. “É lamentável observar o modo desrespeitoso como o governo do PT trata o setor da educação no nosso estado, tentando a todo o momento colocar a sociedade contra os trabalhadores”, enfatizou.

Com informações da Ascom Fórum das ADs

Foto: Ascom Fórum das ADs