Fórum das ADs se reúne com a Codes

Após as mobilizações promovidas pelo Movimento Docente durante o mês de julho e diante das novas ações previstas para este mês, finalmente o governo decidiu receber os dirigentes das Associações de Docentes para abrir o dialogo. Nesta quinta, 02, o Fórum das ADs se reuniu com o coordenador de Desenvolvimento do Ensino Superior (Codes), Nildo Pitombo.

No encontro, o coordenador garantiu o agendamento de uma reunião envolvendo o MD e as Secretarias de Administração e Planejamento na próxima semana para tratar do projeto de Lei da Autonomia, que, segundo ele, possivelmente só entrará em discussão no próximo ano já que terá que passar pelas secretarias. Pitombo informou que agosto é o mês final para fechamento do orçamento das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba).

O presidente da Adusb-SSind, Alexandre Galvão, lembrou que as quatro assembleias de docentes deliberaram pelo percentual de, no mínimo, 7% da Receita Liquida de Impostos do Estado (RLI) para investimentos nas Ueba, com avaliação a cada dois anos.  Ele também reforçou a cobrança salarial e lembrou que está em andamento a campanha salarial a partir da reivindicação protocolada no mês de junho, mas que até o momento o governo não se pronunciou. “Hoje ocupamos o último lugar comparando com os salários das estaduais do Nordeste e estamos trazendo nossa reivindicação. Temos pressa em negociar para saber de fato a posição do governo”, disse.

Os dirigentes também cobraram a revogação da Lei 7176/97 e esclarecimentos sobre a situação das DE’s. Mesmo sabendo da difícil realidade enfrentada pelos trabalhadores da educação na Bahia, o fórum considerou a reunião positiva por conseguir uma resposta de uma possível abertura de negociação.