Docentes encerram greve na rede estadual



Foto: A tarde

Após 115 dias de forte mobilização, os professores e professoras da rede estadual de ensino deliberaram em assembleia, nesta sexta (03), pelo fim da greve.

Os docentes defenderam que assim que o governo efetuar o pagamento dos salários cortados durante a greve irão repor as aulas do calendário letivo. Reivindicam ainda a retirada dos processos judiciais, readmissão dos professores demitidos no decorrer dos 115 dias, devolver as contribuições sindicais e reabrir a mesa de negociação.

Mesmo com o término da greve, os docentes não conseguiram chegar a um acordo com o governo - que manteve a proposta de concessão de promoção com ganho de 7% em novembro deste ano e 7% em março de 2013 para os professores licenciados de carreira de Magistério que realizem o curso de atualização – e novamente rejeitaram a proposta reafirmada pela mesa de negociação na quinta (02).

Em Vitória da Conquista, o Lute Sindicato também decretou o fim da greve em assembleia realizada hoje às 14h no auditório do Centro Integrado. Ainda reunidos, os docentes decidiram permanecerem mobilizados, com estado de greve já aprovado para janeiro de 2013.

Ao avaliar a greve, o presidente da Adusb-SSind, Alexandre Galvão, ressaltou o apoio prestado aos companheiros da educação neste período: “A Adusb demonstrou sua total solidariedade de classe, dando apoio jurídico e material aos professores de Vitória da conquista e Jequié”. Reafirmou também a importância do movimento em denunciar o descaso do governo Wagner com a educação pública da Bahia: “A greve demonstrou para a sociedade baiana as péssimas condições de trabalho a que os docentes são submetidos. Além de desmascarar a forma como o governo trata os trabalhadores do serviço público em greve, em particular da educação, ao não apresentar uma proposta que pudesse por fim ao movimento grevista”.