Docentes deflagram greve na Uespi

O segundo semestre letivo começou na Universidade Estadual do Piauí com uma greve dos docentes, iniciada nessa segunda-feira (13). Em assembleia realizada nesse dia no campus Torquato Neto, os docentes rejeitaram a proposta apresentada pelo governo e votaram pela greve. Os docentes também aprovaram que seja apresentada ao governo a contraproposta de manutenção do reajuste de 37% apresentada anteriormente pela própria equipe governamental.

De acordo com a Associação dos Docentes da Uespi (Adcesp), os professores entendem como vergonhosa a postura do governo em apresentar uma proposta rebaixada para a categoria após meses de negociação. Durante o andamento da assembleia, representantes dos campi das cidades de Parnaíba, Campo Maior, Piripiri, Bom Jesus, Floriano, Picos e os campi Clóvis Moura, Torquato Neto e Facime, em Teresina, ligaram para a Adcesp informando adesão total ao movimento grevista.

Reunião com governador

Na última quinta-feira (9/8), uma comissão de representantes da Adcesp reuniu-se  com o Governador Wilson Martins (PSB) para uma nova rodada de negociações sobre as pautas de reivindicação da categoria. Na ocasião, o governador apresentou à categoria uma nova proposta de reajuste salarial e, também posicionou-se sobre as reivindicações estruturais.

A proposta apresentada pelo governo consiste em um reajuste de 5% para o próximo vencimento e mais 5% para dezembro, amarrando para o ano de 2013, apenas, um reajuste inflacionário de mais 5%. A reivindicação inicial da categoria é da aplicação imediata do piso calculado pelo Dieese de R$2.324,00 (professor especialista 20h). 

Sobre as pautas estruturais, o governador garantiu que as licitações para construção do restaurante universitário e da clínica escola do campus FACIME já foram concluídas e as construções devem iniciarem em dezembro deste ano. Wilson Martins comprometeu-se, ainda, em reiniciar as construções do campus de Picos nesta semana, e dos demais campi da Uespi ainda este ano.

Para a Adcesp, este tem sido o discurso empreendido pelo governador desde o inicio da campanha S.O.S Uespi, em 2011, e, até agora, poucas promessas foram honradas. A própria comissão governamental havia apresentado anteriormente propostas mais razoáveis, como o reajuste de 37% ainda neste ano e, agora retrocede.

“Compreendemos que a postura do governo em apresentar uma proposta salarial (rebaixada) tem como perspectiva a desmobilização dos docentes para a não deflagração de greve no inicio do semestre letivo, porém, alertamos que esta é uma greve respaldada pela base, que não aceitará mais as precárias condições à qual está submetida”, afirma a Adcesp em nota publicada no blog da entidade.

Mobilização

Como forma de mobilizar a categoria, o comando de greve estabeleceu uma caravana composta por docentes e estudantes, que passará nos principais campi da Uespi. Depois de passar por Pirajá, Oeiras e Floriano e pelo CCSA, a caravana visitará amanhã Amarante, Campo Maior e Piripiri. No dia 20, estará em Parnaíba e Bom Jesus. Em seguida, passará por Corrente (21/8) e São Raimunto (22/8).

Veja, abaixo, qual a pauta de reivindicação dos docentes da Uespi:

Respeito e cumprimento da data base;

Reajuste salarial digno, como calculado pelo Diesse;

Reforma imediata das instalações físicas e conclusão de todas as construções já iniciadas;

Construção imediata de R.U e moradias Universitárias em todos os campi;

Contratação imediata de todos os aprovados e classificados no concurso Público;

Autonomia financeira, Já!

Fonte: Andes-SN