Fórum das ADs analisa conjuntura

Dirigentes sindicais das Associações de Docentes da Uesc, Uneb, Uesb, Uefs e do Andes – SN estiveram reunidos na tarde desta terça, 14, na sede da Adusc, em Ilhéus, para aprofundar as discussões sobre a conjuntura para o Movimento Docente. Foram pautados orçamento, autonomia universitária, campanha de mídia e futuras ações do Fórum das ADs com o objetivo de mobilizar a categoria para a campanha salarial deste ano.

Para o Fórum das ADs as greves desencadeadas pelos trabalhadores da educação e de outros setores públicos ao longo deste ano evidenciaram o descaso do Governo da Bahia com a educação e a incompetência para gerir o estado. Também foi pontuado o descompromisso do governo para o cumprimento do acordo firmado com o MD das Universidades Estaduais para o final da greve em 2011. “O PT sempre foi um partido que apoiou as greves e agora está sendo rebatido por ela. É vergonhoso vê a forma com a qual esse governo tem lidado com a educação na Bahia. Importante salientar a sua falta de comprometimento e o não cumprimento do acordo feito com os docentes na época da greve. Por isso precisamos mobilizar as bases para um enfrentamento maior”, defendeu o diretor da Regional Nordeste III do Andes-SN, Valter Silva.

A reflexão levou o Fórum das ADs a avaliar a pauta cuja reivindicação em 2011 foi a incorporação da CET e a pauta deste ano busca melhorias salariais já que os professores das Universidades baianas recebem atualmente o pior salário entre as Universidades Estaduais do Nordeste. O Fórum também elaborou um documento sobre o orçamento das Uebas para ser apresentado ao governo, reivindicando o percentual mínimo de 7% da Receita Liquida de Impostos (RLI) do Estado para investimento nas Uebas.

Os diretores aprovaram ainda a veiculação do material midiático da Campanha salarial 2012, a veiculação de um boletim impresso e online do Fórum das ADs e uma reunião entre as assessorias de Comunicação das quatro ADs.

O Fórum voltará a se reunir no dia 14 de setembro, na Adusb-SSind, em Vitória da Conquista.

 

Com informações da Assessoria de Comunicação do Fórum das ADs