Professores de universidades estaduais anunciam vigília em frente a SEC

O Fórum das ADs, que compreende as quatro Universidades Estaduais da Bahia (Uneb, Uefs, Uesc e Uesb), fará uma vigília em frente à Secretaria da Educação (SEC), no Centro Administrativa da Bahia (CAB), em Salvador, na próxima quinta-feira (18), com o objetivo de agendar uma reunião com o governo.

A pauta de reivindicações da categoria por melhores condições de trabalho e na defesa da qualidade do ensino público já foi protocolada na SEC em 14 de junho, mas, até o momento, o governo do estado não se prontificou a negociar. Além da SEC, o documento foi protocolado pelo Fórum das ADs na Casa Civil, Governadoria e na Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB).

De acordo com informações divulgadas pelo movimento, caso o governo não abra negociação, duas paralisações das atividades acadêmicas já foram aprovadas pelas assembleias docentes das quatro universidades estaduais. A primeira ainda para este mês, em 22 de outubro; e a segunda para 24 de novembro.

As reivindicações do Movimento Docente são: 1) reajuste salarial de 28%, o que levaria a uma equiparação com a remuneração dos docentes das estaduais do Ceará, atualmente com o melhor salário do Nordeste; 2) revogação da Lei 7176/97, que fere a autonomia universitária; 3) a subvinculação de, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) como um parâmetro para a sustentabilidade financeira das UEBA. O percentual deve ser revisado a cada dois anos, com orçamento superior aos executados nos anos anteriores.

Fonte: Bahia Econômica