Universidades estaduais paralisaram atividades

Diante da falta de diálogo com o governo, os docentes das universidades estaduais da Bahia (Ueba) paralisaram suas atividades nesta quarta (24) para realização de atividades de mobilização por todo estado.

Os docentes reivindicam reajuste de 28% para que seus rendimentos sejam equiparados aos dos professores do Ceará, que atualmente recebem o melhor salário do Nordeste, pois a Bahia é o estado mais rico da região e que pior paga aos professores universitários.  Além disso, os docentes lutam para que o percentual de 4,9% da receita líquida de impostos (RLI), destinado às universidades estaduais, seja elevado para no mínimo 7%, bem como a revogação da lei 7176/97 que fere a autonomia universitária.

Em Vitória da Conquista, a Adusb realizou um ato público político-cultural na Praça 9 de novembro com apresentação de cordéis, show de Andrade Sertania, exposição fotográfica sobre o cangaço e uma homenagem a Luiz Gonzaga. Em Jequié e Itapetinga foram realizadas manifestações em frente aos portões da universidade.

Confira as fotos (parte 1 e parte 2).

Assista a reportagem da TV Bahia sobre as mobilizações pelo estado.