Fórum das AD’s prepara ato público e paralisação

Representantes docentes das quatro universidades estaduais da Bahia, reunidos no Fórum das AD’s, se encontraram nesta sexta (09) na Aduneb, em Salvador, para avaliarem a reunião com o governo, analisarem aspectos da conjuntura estadual e formular estratégias para os próximos passos da mobilização em prol campanha salarial 2012.

Para o(a)s professore(a)s, está claro que as reuniões agendadas com o governo para os dias 29 de novembro e 18 de dezembro, tem como objetivo discutir o reajuste previsto na pauta salarial 2012 – 28% para equiparação com os melhores rendimentos do nordeste – contrariando a expectativa demonstrada pelo governo no encontro do dia 30 de outubro de discutir incorporação da Condição Especial de Trabalho (CET). Tal visão é sustentada pela vitória do movimento docente ao fim da greve 2011 de acordar com o governo a incorporação total da CET até 2014. Dessa forma, a luta atual não se trata da rediscussão da incorporação ou não da CET, mas o adiantamento do seu pagamento até 2013 e principalmente a retirada do salário dos docentes das universidades estaduais baianas do último lugar do nordeste. Assim, se faz necessária a forte mobilização da categoria para que no dia 8 de janeiro - quando se definirá o calendário de incorporação restante da CET, bem como o fruto das discussões das reuniões de novembro e dezembro – o governo se sinta pressionado a atender às reivindicações da categoria.

Cientes da necessidade de mobilização, o Fórum das AD’s formulou estratégias para a paralisação do dia 22 de novembro, a qual contará com um ato público na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). O ato anteriormente pensado estava previsto para a governadoria do estado, no entanto, com as modificações da conjuntura – reunião com o governo do dia 30 de outubro e marcação das duas reuniões técnicas – o(a)s docentes decidiram centrar forças em outros aspectos da campanha salarial 2012 ainda não contemplados pelos recentes avanços: orçamento e autonomia universitária. O movimento docente acredita que esta é uma oportunidade de denunciar o corte efetuado pelo governo para os orçamentos de 2013 das Ueba e pressionar os deputados a se posicionarem contrários a esta medida governamental. As outras categorias da comunidade acadêmica estão convidadas a participar do evento e a assinarem um documento de denuncia a ser entregue às lideranças parlamentares, ao presidente da Alba e à presidente da comissão de educação.