Governo declara que reivindicação de 28% será difícil de ser atendida

Foto: Fórum das AD's

Realizada no dia 18 de dezembro, a segunda reunião técnica entre movimento docente e representantes do governo foi marcada por estudos e cálculos referentes à pauta salarial 2012 e prováveis cenários de incorporação da CET. Mesmo com a apresentação dos dados solicitados para a elaboração de uma provável proposta, o governo voltou a afirmar que não se compromete a apresentar uma proposta à categoria na mesa de negociação do dia 8 de janeiro.

Durante a reunião o Fórum das AD's apresentou os cálculos de como a categoria chegou à reivindicação dos 28%, comparações entre os salários dos docentes baianos e cearenses – aqueles que recebem os melhores rendimentos do nordeste – assim como a perspectiva desses índices após o reajuste inflacionário de 6%. O governo também apresentou estudos que defendiam o aumento do investimento na educação superior, os ditos ganhos salariais dos docentes desde o primeiro mandato de Jaques Wagner e afirmou que devido aos impactos no orçamento o reajuste de 28% será muito difícil de ser atendido. O membro do GT verbas da Adusb, Wagner Duarte, avaliou os dados apresentados pelo governo como descolados do contexto de crescimento das universidades e das perdas salariais ligadas à inflação.

No dia 4 de janeiro o Fórum das AD's inicia as atividades de 2013 com reunião na Adusc para traçar estratégias de ação para a mesa do dia 8 de janeiro, que conforme o acordo assinado após a greve de 2011, deve iniciar as negociações do calendário de incorporação da CET.