MD denuncia situação do quadro docente

Com o estrangulamento das vagas do quadro docente e de cargos/funções das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) e as suas drásticas consequências para o ensino superior estadual, o movimento docente representado pelo Fórum das Ads, o reitor da Uefs, José Carlos Santana e o representante da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Uneb, Daniel Góes, reuniram-se com o Coordenador do Desenvolvimento do Ensino Superior (Codes), Nildon Pitombo, no dia 8 de janeiro na Secretaria de Educação, para discussão da situação e medidas a serem tomadas.

O Fórum das ADs denunciou a situação alarmante do quadro docente e de cargos/funções das Ueba, que desde o início de 2012 começou a apresentar defasagem devido ao crescimento das universidades. O reitor da Uefs evidenciou que as projeções de crescimento dos quadros das quatro universidades foram encaminhadas aos setores responsáveis, mas até o momento nada foi feito.

Nildon Pitombo afirmou que o governo irá buscar uma forma alternativa para solucionar o problema, já que o quadro só pode ser alterado por meio de lei. Conheça o quadro atual das Ueba. O Fórum das ADs foi veemente na defesa que não se deve apenas buscar uma “solução emergencial” (aumentar o número de substitutos), mas buscar a resolução da questão com a criação de um projeto de lei que permita o bom funcionamento das universidades estaduais baianas. O coordenador da Codes assumiu o compromisso de discutir a questão com a Saeb e voltará a se reunir com o movimento docente no dia 29 de janeiro.