Reitor diz se surpreender com teor da resolução Consepe 05/2013

Em reunião com a reitoria no dia 21 de março para discussão da pauta interna, a diretoria da Adusb aproveitou a oportunidade para fazer questionamentos ao Reitor, Paulo Roberto Pinto Santos, sobre o teor da resolução Consepe 05/2013 , aprovada por ad referendum e ponto de pauta do próximo Consepe. 

A referida resolução versa sobre critérios para exame de identidade ou equivalência de disciplinas para efeito de aproveitamento de estudos e modifica os artigos 3º e 17º da resolução Consepe nº 37/2009 . Segundo avaliação da diretoria da Adusb, tal resolução vai de encontro ao projeto de universidade pública de qualidade defendido pelo Movimento Docente, pois como uma espécie de “terceirização disfarçada”, permite que estudantes façam aproveitamento de estudos de até 50% da carga horária total de seu curso em outras instituições, inclusive privadas. Caso o percentual pleiteado seja superior a 50%, a Câmara de Graduação será responsável pelo julgamento. Tal decisão interfere diretamente na autonomia dos colegiados, que atualmente são os responsáveis por resolver tais assuntos em primeira instância, bem como retira parte da responsabilidade da Uesb com os cursos de graduação. Outro problema identificado é a possível utilização deste recurso por estudantes para cursarem boa parte da sua carga horária em outras instituições e utilizar-se ao final da chancela da Uesb.

Questionado sobre o tema, o gestor fez ainda um longo discurso sobre a importância do intercâmbio entre instituições e defendeu a ideia de que "as universidades que não flexibilizarem o seu plano de aproveitamento de estudos ficarão para trás" e que considera a medida como um “pequeno avanço”. 

A Adusb rejeitou o argumento defendido pela reitoria, pois já existe uma resolução determinada para o tema e não há nada determinado sobre intercâmbio na resolução 05/2012. Para não haver dúvidas, a resolução aprovada ad referendum foi lida pela Adusb. Após a leitura o reitor ficou sem palavras e afirmou não ter conhecimento real do conteúdo da resolução. Disse ainda que pensou que se tratasse de “50% da disciplina e não do curso”. Diante deste quadro, a diretoria da Adusb fez críticas ao dito desconhecimento do Reitor e  solicitou a retirada do ad referendum, já que o tema ainda precisa ser melhor discutido entre a comunidade acadêmica. Mesmo após forte argumentação da Adusb, o Reitor negou a solicitação de retirada do ad referendum e afirmou que pedirá esclarecimentos a procuradoria jurídica sobre a resolução.