Docentes da Uespi aprovam contraproposta para apresentar ao governo do estado

 

Os docentes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) debateram a proposta de reajuste salarial apresentada pelo governo, que propôs um aumento de 50% distribuídos em três anos, durante assembleia geral da categoria realizada na segunda-feira (13). De acordo com a proposta, em 2013, o reajuste seria de 5% em maio e 5% em novembro. Em 2014, haveria 5% de reajuste em maio e 12,5% em novembro. Já em 2015, 5% em maio e 17,5% em novembro. Os juros seriam simples – não cumulativos – de ano para ano.

A assembleia contou com a participação de docentes do Piripiri, Campo Maior, Floriano e Teresina. Também foram apresentados os resultados das discussões feitas nas cidades dos campi do interior, em que houve debate entre os docentes. Em relação à proposta apresentada pelo governo, os docentes discutiram e chegaram a uma contraproposta que será apresentada nesta terça-feira (14), às 14h, em reunião com o secretário estadual de Administração do Piauí, Paulo Ivan.

Os docentes discutiram sobre a necessidade de um reajuste imediato de 10%, ainda no mês de maio, acrescentando os 5% do reajuste que havia sido prometido pelo governo em novembro de 2012, e que ainda não foi efetuado. A contraproposta do Sindicato apresenta a aplicação do reajuste da seguinte forma: 10% em maio e 5% em novembro em 2013; 12,5% em maio e 5% em novembro em 2014 e 17,5% em maio e 5% em novembro em 2015. Na contraproposta aprovada em assembleia, os reajustes seriam cumulativos de um ano para o outro.

Fonte: Adcesp - Seção Sindical