Adusb e Movimento Estudantil promoverão debate sobre trote

Diante das graves notícias divulgadas pela imprensa nacional sobre atos de violência e machismo realizadas sob a chancela de trote na Uesb, a Adusb, DCE, Centros e Diretórios Acadêmicos de diversos cursos, Levante da Juventude e Marcha Mundial das Mulheres estiveram reunidos, nesta segunda (13), para a elaboração de uma ação conjunta contra este tipo de violência.

Durante o encontro, as entidades discutiram sobre o histórico dos trotes nas universidades e suas características na Uesb. A preocupação com a integridade física e moral do(a)s estudantes que sofrem esta violência foi explicitada pelo(a)s presentes. O DCE demonstrou preocupação com as discussões que estão sendo feitas que ao invés de debater a problemática do trote, são voltadas para o “peso” das tais “brincadeiras”.

 “Estamos preocupados com o fato em si, mas é muito mais que isso. Na sociedade capitalista, o trote é mais um processo de subjugação”, afirmou o presidente da Adusb, Marcos Tavares. Veja a moção de repúdio da Adusb lida durante o Consu. A representante do GT de Política de Classe para questões Etnicorraciais, de Gênero e de Diversidade Sexual da Adusb, Márcia Lemos, apresentou às entidades presentes o documento produzido pelo grupo e entregue à reitoria com intuito de cobrar agilidade na descoberta do(a)s agressore(a)s, bem como a promoção de ações políticas contra o machismo, sexismo e a banalização da violência.

Após as discussões, ficou acertado pelos presentes a realização de um debate a ser realizado na quarta (22). Os colegiados de cursos serão convidados a levarem as turmas, em especial as do primeiro semestre, para participar do evento.