Transformismo do PT é discutido em aula pública

Na manhã da terça (28), a aula pública “O transformismo do PT” foi ministrada pelo professor Eurelino Coelho (Uefs), como parte das mobilizações anteriores à audiência pública sobre autonomia e financiamento das universidades. A aula discutiu o histórico dos grupos dirigentes do PT de 1979 a 1998 sob o conceito de Gramsci de transformismo e também fez parte das atividades do dia nacional de mobilização do setor das estaduais do Andes-SN.

De acordo com o professor, o transformismo refere-se a uma mudança de práxis de sujeitos que atuavam de determinado lado e à frente da luta de classes. Entretanto, devido às condições históricas de derrota das classes subalternas, cria-se um favorecimento para a mudança de posição destes sujeitos que se voltam contra sua posição de origem. A modificação de diversas lideranças, ligadas inclusive ao próprio movimento docente no passado, foi discutido pelo(a)s presentes a partir deste conceito apresentado.

A cooptação dos sindicatos pelo Partido dos Trabalhadores e suas conseqüências devastadoras para a organização da classe trabalhadora também foi debatida pelo(a)s docentes. Tal postura pôde ser comprovada recentemente durante as negociações sobre o reajuste linear, quando o governo impôs perdas aos trabalhadore(a)s e diversos sindicatos atuaram como legitimadores deste processo.

O tema da aula pública é discutido com mais aprofundamento na tese de doutorado do professor Eurelino Coelho, publicada como livro pela editora Xamã em 2013, com o título “Uma esquerda para o capital: o transformismo dos grupos dirigentes do PT (1979-1998)”.