Assembleia discute pauta interna

Em assembleia realizada no dia 28 de junho, na sede da Adusb em Jequié, o(a)s docentes da Uesb debateram a situação do quadro de vagas, tramitação do adicional de insalubridade e centralidade da luta da pauta interna. A homologação de nomes para o conselho de campus de Itapetinga, comissão do estágio probatório e eleição de delegado(a)s para o 58º Conad também foram deliberados pela categoria.

Adicional de insalubridade 

A reitoria encaminhou para a Adusb no dia 27 de junho um documento que detalha a situação dos processos de insalubridade ou periculosidade. De acordo com este, até o momento 111 solicitações foram apreciadas pela junta médica e retornaram para a Uesb. Assim, restam 121 processos a serem analisados. A administração também informou que os pagamentos do(a)s docentes que tiveram parecer favorável serão realizados no mês subsequente por falta de tempo hábil para preparação da folha. O relatório geral dos processos submetidos à junta médica estão disponíveis para consulta nas secretarias da Adusb. 

A partir deste novo cenário relacionado ao adicional de insalubridade, o(a)s docentes ressaltaram a importância do papel da Adusb na conquista deste direito e deliberaram pela suspensão da paralisação de atividades pelo seu pagamento. Uma comissão de mobilização para cobrar agilidade da reitoria foi criada pelos presentes. O(A)s interessado(a)s deverão entrar em contato com as secretarias da Adusb.

Quadro docente e carreira

Sobre o estrangulamento do quadro docente, o presidente da Adusb, Marcos Tavares, relembrou que em reuniões realizadas com a Codes no início do ano, o Fórum das ADs cobrou a ampliação do quadro. No período, a Adusb também pressionou a reitoria da Uesb para elaborar um planejamento do quadro de vagas e cargos de no mínimo quatro anos. Após resistência, a administração ampliou sua proposta  inicial de projeção até 2014 para 2016.   Entretanto, devido ao tensionamento do movimento docente, o coordenador da Codes, Nildon Pitombo, desmarcou a reunião  com o Fórum das ADs e retirou o(a)s professore(a)s das negociações com a justificativa de que estas estavam “na fase em que o Sr. Secretário da Educação, prof. Osvaldo Barreto Filho decide encaminhar discussão com o Fórum de Reitores das Universidades Estaduais da Bahia”. Além do quadro de vagas, o(a)s docentes discutiram aspectos da carreira e deliberaram pelo início dos trabalhos o mais breve possível do GT deste tema, bem como adicionar como centralidade da luta da pauta interna a ampliação do quadro de vagas. A entrada de interessado(a)s no GT carreira ficará franqueada nas secretarias da Adusb.

Estatuinte

Durante a assembleia, o representante da Adusb em Vitória da Conquista na comissão da estatuinte, Alexandre Galvão e a presidente da comissão, Cláudia Coelho, relataram o andamento dos trabalhos. De acordo com as informações, a comissão deseja fechar a proposta de metodologia até o final de julho. A necessidade discussão de conteúdo acerca da estatuinte foi frisada pelo(a)s presentes. Dessa forma, o tema deverá ser pautado em próximas assembleias da Adusb. 

Conselho de campus de Itapetinga

Em reunião setorial realizada em Itapetinga no dia 20 de junho, os nomes do(a)s seguintes docentes foram indicados para representantes da Adusb no conselho de campus de Itapetinga, que foram homologados por esta assembleia: Daniela Marques Alexandrino (titular), Jânio Benevides de Melo (titular), Nelma Gusmão de Oliveira (titular) e Andréa Gomes da Silva (suplente). 

Comissão do estágio probatório

De acordo com deliberação do Consu do dia 8 de maio, uma comissão será criada para elaboração da resolução sobre o estágio probatório. Durante a discussão, Marcos Tavares sugeriu a retirada do seu nome. Assim, a assembleia deliberou pela indicação dos seguintes nomes para representarem a Adusb nesta comissão: Márcia Lemos (titular) e Sérgio Barroso (suplente).  

58º Conad

Para o 58º Conad a ser realizado em Santa Maria (RS) nos dias 18 a 21 de julho, a assembleia elegeu o(a)s seguintes representantes: Alexandre Galvão (delegado), Soraya Adorno (suplente de delegado/observadora), Márcia Lemos (observadora).

Como guia de votação no evento, o plenário rejeitou o TR 8  e aprovou os demais TRs sem prejuízo de modificação em seus princípios. 

Manifestações populares

O Andes-SN em conformidade com as deliberações da CSP-Conlutas indica que todas seções sindicais realizem mobilizações ou paralisações no dia 11 de julho em reivindicação da pauta conjunta  de diversas centrais sindicais. 

A importância histórica do momento e a necessidade de unificar ação foram pontos destacados pelo(a)s docentes. Assim, a Adusb se reunirá no dia 3 de julho, em Vitória da Conquista, com sindicatos e movimentos sociais para a organização do ato público no dia 11 de julho. O(A)s professore(a)s deliberaram que na data não haverá paralisação de atividades. O plenário também aprovou a participação da Adusb nas manifestações organizadas pela CSP-Conlutas e Andes sempre que possível, como também buscar a unidade na luta com outros sindicatos e movimentos sociais.

Informes

- Participação da Adusb no cortejo do 2 de julho

- Construção das sedes

- Planejamento para 30 anos da Adusb

- Aprovação do projeto de lei do termo de acordo

- Arraiá da Adusb em Jequié

- Reunião ampliada em Itapetinga no dia 20 de junho