Concurso da UESB que fere Estatuto do Magistério é suspenso

Após forte pressão da Adusb, a Uesb suspendeu nesta segunda (4) o concurso público (edital nº 238/13). O referido concurso fere o Estatuto do Magistério, pois abre vagas para professore(a)s nas classes de assistente e adjunto, enquanto docentes da instituição ainda se encontram na fila de promoção na carreira.

Ao tomar conhecimento da situação, o presidente da Adusb, Marcos Tavares, no dia 29 de outubro, questionou o reitor da Uesb, Paulo Roberto Pinto Santos, sobre os problemas relacionados ao referido concurso. Ainda na mesma semana, a Adusb entrou em contato com a Pró-reitora de Graduação, Talamira Brito, para cobrar que medidas cabíveis fossem tomadas para garantir os direitos docentes. Na oportunidade, a pró-reitora informou que o concurso seria suspenso e que uma reunião com o(a)s diretore(a)s dos departamentos envolvidos no edital estava agendada para a segunda (4). Um documento oficial que solicita esclarecimentos à reitoria também foi encaminhado pela Adusb.

Em nota publicada pela Uesb, nesta segunda (4), a Universidade alega que o motivo para a suspensão do concurso seria a “necessidade de adequação do cronograma das diversas etapas do processo seletivo com o calendário acadêmico da Universidade”, o que mascara o real problema ocorrido. Para o presidente da Adusb, Marcos tavares, "a suspensão do concurso decorre da necessidade de que seja assegurada a promoção dos docentes que estão na fila, conforme o Estatuto do Magistério. Estamos 
cobrando da reitoria que seja autorizada a realização das bancas para promoção de professores". 


Diante destes fatos, a Adusb esclarece que defende a abertura de concursos públicos, desde que as promoções sejam asseguradas. A reitoria da Uesb deve ser responsabilizada pelos eventuais transtornos ocorridos, pois é de sua responsabilidade cumprir o Estatuto do Magistério no que se refere à garantia dos direitos docentes.