Fórum das 12 prepara ações para 2014

Após a aula e audiência pública, o Fórum das 12 voltou a se reunir ainda na quarta (11) para avaliar a campanha do orçamento e pensar nas próximas ações. Para o(a)s representantes, é essencial que a mobilização pelos 7% da RLI não “esfrie” em janeiro e fevereiro, pois as universidades devem sentir de forma mais acentuada os efeitos da crise ainda no primeiro semestre de 2014.

Avaliação das paralisações

Com a intensificação da campanha por 7% da RLI para o orçamento das Ueba, foram realizadas três paralisações, uma em cada mês de outubro a dezembro. O objetivo era denunciar a crise das universidades e reivindicar mais recursos. De forma a mobilizar a comunidade acadêmica para a luta em prol do orçamento.

Na avaliação do Fórum das 12, as paralisações cumpriram com o papel de dar visibilidade às reivindicações do movimento, com uma cobertura satisfatória da mídia, bem como pressionar o governo. Através da paralisação de outubro, a SEC, SAEB e SERIN tiveram que receber o movimento para discussão da pauta de reivindicações. No entanto, a necessidade de maior adesão da comunidade acadêmica à campanha para que os avanços sejam maiores foi apontada. O(A)s representantes acreditam que a perspectiva para 2014 é de agravamento da crise, o que pode se converter em uma maior radicalização nas ações de combate ao governo.

Encaminhamentos e próximas ações

Após a audiência pública, desta quarta (11), o líder da maioria, deputado José Neto, se comprometeu a se reunir com o movimento para a discussão da questão orçamentária. Cobrado pelo Fórum das Ads, o coordenador da Codes, Nildon Pitombo deve agendar uma reunião com o Movimento Docente ainda esta semana. Uma reunião com o Fórum de Reitores também deve ser marcada para tratar dos problemas orçamentários.

Por acreditar que as mobilizações realizadas até o momento foram importantes, mas que a ocupação das ruas é necessária para o sucesso da luta, o Fórum das 12 também indicou a participação conjunta das categorias na Lavagem do Bonfim. Para participar, basta entrar em contato com a secretaria da Adusb de seu campus até quinta-feira (19).