Governo afirma que reitor é responsável por atraso da desvinculação por classe

Docentes se reunem com coordenador da Codes

Foto: Ascom Adufs

Na última segunda-feira (3), o Fórum das ADs enfim se reuniu com o coordenador da Codes, Nildon Pitombo, após dois meses de protelamento. Na ocasião, ficou definida a criação do Grupo de Trabalho (GT) que irá discutir possíveis alterações no Estatuto do Magistério Superior, que será composta por representantes do governo, ADs e reitores. No dia 18 de fevereiro uma nova reunião com a SEC, SAEB e SERIN será realizada para a análise do regimento do GT, bem como a discussão do orçamento das universidades, concursos públicos e desvinculação de vagas por classe. 

Durante a reunião da segunda (3), o movimento docente reivindicou o envio para a Assembleia Legislativa (Alba) do Projeto de Lei (PL) que ampliaria o quadro de vagas e a desvinculação das mesmas às classes. O Fórum das ADs tem cobrado incessantemente desde maio do ano passado o envio desse PL, visto que a situação só piora com “enormes” filas nas promoções e falta de vagas para concursos públicos. Mesmo diante das reivindicações, Pitombo informou que sobre o assunto não havia nenhuma novidade. Segundo ele, o anteprojeto que trata da desvinculação foi suspenso porque um reitor “misterioso” havia solicitado, devido a uma reunião que o mesmo gostaria de fazer com o Movimento Docente de sua Universidade. O(A)s docentes questionaram Pitombo sobre a identidade do referido reitor, no entanto não obtiveram resposta.

Para o Fórum das ADs, o comportamento do coordenador da Codes foi desrespeitoso em relação aos acordos anteriores, feitos inclusive com a participação do Fórum de Reitores, que também tem cobrado do governo solução para os problemas enfrentados pelas universidades. Diante das informações evasivas de Pitombo, o Fórum das ADs agendou para o dia 18, uma reunião com o Fórum de Reitores, a fim de esclarecer essa situação.  

 

Fonte: Adusb com informações da Adufs