Conselho do Surte discute publicidade na Tv e Rádio Uesb

 

No dia 8 de janeiro, o Conselho Deliberativo do Sistema UESB de Rádio e Televisão Educativa (Surte) se reuniu. Na ocasião, o Conselho discutiu o papel do Surte para a Universidade e comunidade externa. A possibilidade de veiculação de publicidade para arcar com parte dos custos também foi debatida. A intervenção da Adusb em conjunto com o Colegiado de Comunicação foi preponderante para o agendamento da reunião, tendo em vista que há dois anos o mesmo não realizava suas atividades. A categoria docente esteve representada pelo professor Nivaldo Santana (DFCH), indicado em assembleia da Adusb para compor o Conselho Deliberativo do Surte.

O Conselho Deliberativo é a instância superior do Surte, encarregado de analisar e aprovar o conteúdo pedagógico e a forma dos programas a serem produzidos pela rádio e Tv. Sua composição é formada pelo Pró-Reitor da Proex, Pró-reitor da Prograd, Colegiado de Comunicação, representantes do corpo docente, técnico e discente, bem como representação da comunidade regional. 

 Os membros do Conselho avaliaram ações do Surte trazendo à tona sua relação com o curso de Comunicação. Na discussão alguns problemas como o quadro precário de contratação, falta de equipamentos e supervisão adequada para os estágios foram identificados. 

Dentre os pontos abordados, o mais discutido foi a falta de recursos para a manutenção do Surte. Como forma de abrandar essas dificuldades, uma das alternativas apresentadas foi a possibilidade de veiculação de publicidade de empresas privadas durante a programação. Entretanto, o representante da Adusb no Conselho, Nivaldo Santana, levantou questionamentos sobre a influência dos recursos gerados pela publicidade no projeto político da TV e Rádio Uesb, que são concessões educativas. 

 Mesmo com a concordância dos Conselheiros sobre os problemas enfrentados pelo Surte, ainda não há consenso se a veiculação de publicidade paga por terceiros seja a forma adequada para a solução das dificuldades, pois antes disso é preciso discutir e definir quais objetivos e finalidades do Surte para a Uesb, bem como a comunidade em geral.

O Conselho voltará a se reunir em março para definir um posicionamento sobre a questão a ser encaminhado ao Consepe. A Adusb também pautará esse tema em suas próximas assembleias.