Fórum de Reitores afirma que é favorável a  desvinculação de vagas por classe

Durante a última reunião do Fórum das ADs com o governo, realizada no dia 3 de fevereiro, a afirmação do Coordenador da Codes, Nildon Pitombo, deixou o Movimento Docente indignado. Na ocasião, o coordenador “justificou” o não envio do projeto de lei para a desvinculação de vagas por classe à ALBA devido ao requerimento de um “misterioso” reitor. Depois do pedido de esclarecimento do Coordenador Fórum das ADs  ao presidente do Fórum de Reitores, foi informado que os reitores são favoráveis ao envio do PL a ALBA. 

Diante dessa  situação, o Fórum das ADs cobrará da Codes o envio imediato do PL à ALBA, bem como esclarecimentos sobre a informação prestada na última reunião. O Movimento Docente  considera inaceitável que o governo utilize de artifícios como este para protelar as filas para promoções na carreira.

 A desvinculação de vagas por classe

Desde 2012, o Movimento Docente pressiona o governo a solucionar o grave problema do estrangulamento do quadro docente, que como uma de suas consequências traz a formação das filas para promoção na carreira. Em reunião realizada em julho de 2013, a Codes informou sobre a dita disposição do governo em desvincular as vagas por classe e que ao final de agosto a situação seria resolvida. 

A ideia do projeto é que um professor adjunto, por exemplo, que está na fila para titular não precise esperar a ampliação do quadro para promover na carreira. Sua própria vaga de adjunto se transformará na de titular e no futuro, pleno, desde que haja dotação orçamentária.

Entretanto, mesmo com o número crescente de docentes na fila para promoção na carreira nas quatro universidades e a forte pressão do Fórum das ADs, o governo permanece inerte e pouco disposto a conceder os direitos deste(a)s trabalhadore(a)s.

Quadro docente

O reitor da Uesb, Paulo Roberto Santos, informou à diretoria da Adusb durante uma reunião realizada em fevereiro, que no quadro docente da Uesb atualmente só existem umas poucas vagas para a classe de auxiliar. O que comprova o total estrangulamento do quadro previsto pelo Movimento Docente. Sobre a ampliação do quadro, os reitores afirmam que já encaminharam as demandas de cada universidade, restando apenas ao governo autorizar o aumento de vagas. Vale destacar que em fevereiro de 2013, representantes do governo afirmaram que as vagas para concurso de docentes seriam tratadas diretamente com os reitores. Passado um ano, até o momento não foi apresentado o quadro de vagas. A não ampliação do quadro de vagas leva a precarização do trabalho docente e a prejuízos ao ensino, pesquisa e extensão. Na próxima reunião a ser realizada no dia 18, entre Fórum das ADs, Fórum de Reitores e representantes do governo, o MD continuará cobrando a ampliação imediata do quadro de vagas.