Mais uma vez docentes e estudantes da Uesb ficam sem pagamento de bolsas e auxílios

O governo da Bahia demonstra novamente seu desrespeito à autonomia universitária e aos trabalhadore(a)s da educação. Há mais de 30 dias os auxílios à pós-graduação de 76 docentes se encontram atrasados. Além do não pagamento da ajuda de custo do(a)s professore(a)s, as bolsas de iniciação científica de estudantes financiadas pela Uesb e Fapesb também não foram pagas.

Nem o parco orçamento aprovado para 2014 da Uesb, que contou com a redução de quase cinco milhões nas verbas de investimento e custeio, vem sendo respeitado. A Secretaria da Fazenda inicia o ano com a mesma prática de 2013: emperrar o máximo possível a autorização de recursos para as Ueba. Situação confirmada pela gerente da PPG-Uesb, Manuella Cajaíba, “estamos aguardando liberação dessas ‘cotas financeiras’ para o pagamento de fornecedores, bolsas de iniciação científica, bolsas de mestrado e diárias”. Mesmo com esse quadro lamentável, não se vê movimentação por parte da reitoria no sentido de exigir o respeito a autonomia universitária assegurada pela Constituição no seu artigo 207.

 

Após uma reunião entre a reitoria e governo, a assessora técnica da Asplan-Uesb, Fernanda Ximenes, afirmou que os pagamentos dos auxílios à pós-graduação devem ser realizados na próxima semana. Quanto às bolsas de iniciação científica financiadas pela Uesb e Fapesb, a Adusb não foi informada sobre a previsão de pagamento.