Terceirizados realizam protesto contra o atraso de salários em Vitória da Conquista

A terça-feira (18) começou com luta para o(a)s terceirizado(a)s de diversas áreas em Vitória da Conquista. A categoria realizou paralisação de atividades com mobilização na Praça Vitor Brito e caminhada até o Ministério Público do Trabalho. O(A)s trabalhadore(a)s reivindicam pagamento regular dos salários e demais direitos trabalhistas. A Adusb esteve presente na atividade para prestar mais uma vez apoio à luta. Na quarta (19), o(a)s terceirizado(a)s da Uesb em Vitória da Conquista suspenderão novamente as atividades para realizar mobilização a partir das 7h ao lado da guarita.

O(A)s trabalhadore(a)s terceirizado(a)s da Uesb estiveram presentes na manifestação e cobraram o pagamento imediato de seus direitos. De acordo com o secretário geral do Sindilimp Oeste e Centro-Oeste, Luciano Souza, “nós temos informação que a empresa CCE iria efetuar o pagamento do salário ontem. A empresa HD pagou o salário, mas não pagou o vale transporte, nem ticket de janeiro até agora”. O sindicato também informou que na última sexta (14) os representantes da Uesb e as empresas não compareceram à reunião agendada para discutir a situação do(a)s trabalhadore(a)s.

Para o sindicalista a intervenção do Ministério Público é essencial para que a situação se regularize. “Nós entendemos que a partir de agora o Ministério Público deve determinar que a Uesb faça o pagamento dos trabalhadores e só depois libere o valor restante para a empresa”, defende Luciano Souza. Uma audiência entre o Ministério Público, Sindilimp e Uesb está agendada para o dia 26 de março.

A realidade de atrasos de salários e outros direitos também se estendem para quase todos o(a)s trabalhadore(a)s terceirizado(a)s de Vitória da Conquista das áreas de saúde e educação. Segundo dados do Sindilimp, das 32 empresas de trabalhadore(a)s as quais são responsáveis, 31 apresentam problemas de pagamento.