Boletim Eletrônico - InformAdusb – 07 de abril de 2014

Fórum das ADs e Fórum de Reitores discutem crise nas Ueba 

O Fórum das ADs se reuniu com Fórum de Reitores nessa quarta (2), para discutir a crise das Universidades Estaduais, em especial ampliação do quadro de vagas. As dificuldades devido à falta de professores e recursos foram apresentadas pelos reitores. O Movimento Docente deixou claro seu posicionamento em defesa das Universidades Estaduais e informou aos reitores sobre a aprovação do calendário de mobilização, com paralisações em abril e maio e de discussão do indicativo de greve. 

Governo ignora trabalhadores e aprova reajuste linear 

Numa votação na noite da última terça (1), o reajuste linear foi aprovado. Mais uma vez os trabalhadores terão parte de seus salários confiscados. O índice de 5,91% será pago em duas parcelas, sendo a primeira de 2% retroativa a janeiro e a segunda de 3,84% a partir de julho. 

O Fórum das ADs, em conjunto com as demais categorias do funcionalismo, marcou presença na manhã dessa quarta (2) para protestar no pátio da ALBA, contra a forma de pagamento da reposição inflacionária de 2013. No entanto, os servidores foram surpreendidos com a notícia de que o reajuste já havia sido aprovado. Mesmo com a mobilização do funcionalismo público contra a proposta, na véspera da paralisação estadual, os deputados ignoraram a reivindicação dos trabalhadores.

Professores e estudantes da Uesb sofrem com falta de salas 

Problemas com a distribuição e disponibilidade de salas na Uesb têm sido cada vez mais frequentes. Em 2014, praticamente todos os cursos ainda enfrentam ou passaram por algum tipo de dificuldade. De acordo com colegiados, o problema tem afetado diversos semestres, o que compromete as condições do trabalho docente e a vida acadêmica dos estudantes.

Encontro do ANDES-SN em Ilhéus reuniu docentes da Bahia, Sergipe e Alagoas

Cerca de 50 docentes de várias universidades da Bahia, Sergipe e Alagoas participaram do 47º Encontro da Regional Nordeste III do ANDES-SN, sediado pela ADUSC entre os dias 28 e 29 de Março, último. A abertura do evento também fez parte das atividades de mobilização do dia de paralisação docente e de servidores técnico-administrativos, contra a proposta de reajuste linear do governo Wagner, que não repõe a inflação e impõe perdas inflacionárias ao funcionalismo público baiano.