Adusb cobra ações imediatas da Unimed para a garantia do atendimento

Em defesa da categoria, a diretoria da Adusb reuniu-se na manhã dessa quinta (15) com a Unimed Sudoeste para esclarecer as dúvidas a respeito de sua saúde financeira, bem como discutir a melhoria dos serviços prestados pelo plano. A Adusb deixou clara a indignação da categoria com os problemas apresentados pelo plano de saúde e cobrou providências imediatas da Unimed para reverter esse quadro. Segundo os representantes da Unimed, dos mais de 300 médicos cooperados da rede, apenas 16 se descredenciaram e medidas estão sendo tomadas para a garantia do atendimento. Uma assembleia docente com a participação de representação da Unimed deve ser realizada na primeira semana de junho para debate da situação.

Situação Financeira

De acordo com o superintendente da Unimed Sudoeste, Karim Jardim, o plano de saúde é uma cooperativa de médicos na qual todas as perdas e ganhos são repassadas aos seus membros. Nos 25 anos de existência da Unimed Sudoeste, 2013 foi o primeiro ano em que houve prejuízo, o qual segundo Karim foi pequeno se comparado ao faturamento anual da Unimed. Em decorrência disso, os cooperados tiveram que arcar com as perdas. Entretanto, o superintendente não confirmou o fato de ocorrer um descredenciamento em massa da rede. Segundo ele apenas 16 cooperados teriam se desligado oficialmente do plano. Karim também negou os boatos sobre dívidas da Unimed ao afirmar que a cooperativa não tem faturas atrasadas no mercado e que a rede credenciada recebe pagamento em dia.

Problemas e melhorias no atendimento

O presidente da Adusb, Marcos Tavares, apresentou aos representantes da Unimed as mais de 30 reclamações por escrito recebidas pelo sindicato do dia 6 de maio até o momento. Os documentos encaminhados pelos docentes apresentam diversos tipos de dificuldades enfrentadas pelos usuários com marcação de consultas, falta de especialistas credenciados em variadas áreas, descredenciamentos, autorização para exames e procedimentos, cobrança de taxas indevidas para marcação de consulta, assim como problemas no próprio atendimento administrativo da Unimed. A situação tem afetado diretamente a vida dos docentes, causando transtornos das mais diversas ordens, o que consequentemente gera grandes preocupações para o sindicato. 

A Unimed Sudoeste informou estar a par de boa parte dos problemas apontados pelos docentes e que está tomando medidas para a melhoria dos serviços. No momento, uma reestruturação administrativa já foi iniciada para otimizar o funcionamento do plano. De imediato, está em andamento a contratação de profissionais para algumas especialidades, como psiquiatria e fonoaudiologia. A ampliação do serviço de marcação de consultas também deve ser iniciada, com a contratação de novos atendentes e aumento no número de linhas telefônicas. 

Em Vitória da Conquista, o núcleo de atendimento próprio da Unimed está aguardando o alvará da Vigilância Sanitária para iniciar suas operações. O referido núcleo deverá realizar cerca de quatro mil consultas por mês e abarcará variadas especialidades. Itapetinga receberá visita da diretoria da Unimed para esclarecer os profissionais cooperados sobre a real situação do plano e sobre suas obrigações com os clientes do plano. Quanto ao recente descredenciamento, em Itapetinga, da Policlínica para casos de emergência, a Diretoria da Unimed informou que o descredenciamento deu-se por iniciativa da clínica, mas que entrará em contato com a administração do hospital para tentar solucionar o problema. A Unimed também estaria em negociação com a clínica Psicoespaço. Sobre o atendimento em Jequié, a Adusb reivindicou que o plano tome medidas enérgicas para a resolução dos problemas, pois o sindicato tem recebido graves denúncias. Os representantes da Unimed informaram que o Hospital Santa Helena continua credenciado à rede e que verificarão os problemas apontados pelos docentes. Um levantamento dos atendimentos realizados nos últimos seis meses pelos filiados de Jequié deve ser realizado para averiguar se existe algum tipo de anormalidade na prestação de serviços, como o descredenciamento de especialistas.

Encaminhamentos 

Após a discussão, a Unimed se comprometeu a encaminhar à Adusb a relação atualizada de profissionais e hospitais credenciados ao plano em Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga. A lista será disponibilizada a todos filiados assim que for entregue ao sindicato. A Adusb solicitou também que a Unimed envie um documento oficial detalhado sobre sua situação financeira, ações tomadas e em andamento para a melhoria do atendimento, além das mudanças administrativas.