Fórum das ADs prepara mobilização no Dia Nacional de Luta em defesa das IEES

Os problemas decorrentes da falta de recursos nas Universidades Estaduais voltaram a ser discutidos pelo Fórum das ADs e Fórum das 12 na sexta (16). Como forma de pressionar o governo a investir 7% da receita líquida de impostos (RLI) nas Ueba, no dia 28 de maio o Movimento Docente participará das mobilizações do Dia Nacional de Luta em defesa das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES). 

Dia Nacional de Luta em defesa das IEES

A atividade é organizada pelo Andes-SN em defesa do financiamento e autonomia universitária nas Universidades Estaduais em todo país. Na Bahia, a luta é por 7% da RLI para as Ueba e revogação da lei 7176/97. No dia 28 de maio o Movimento Docente Baiano em conjunto com técnico-administrativos e estudantes realizarão protesto na Assembleia Legislativa, em Salvador, a partir das 9h, com panfletagem e atividades culturais. 

Ainda na data, os docentes da Uesb, Uefs, Uneb e Uesc paralisarão suas atividades em protesto contra o estrangulamento do quadro de vagas, negação de direitos trabalhistas, redução das verbas de investimento e custeio, bem como outros graves problemas das Ueba. O(A)s interessado(a)s em participar da mobilização devem entrar em contato com a secretaria da Adusb de seu campus até a sexta (23) às 11:30. 

Incremento da folha de pessoal e PL da desvinculação

Dada pressão e constantes denúncias do movimento docente, o coordenador do Fórum de Reitores, José Carlos Barreto, informou que o governo deverá incrementar a folha de pessoal em cerca de 16 milhões. O valor supera em quase dois milhões o anunciado anteriormente. Os recursos devem ser utilizados para a contratação/nomeação dos concursos e seleções em andamento. A Adusb defende o posicionamento que a verba também seja utilizada para o pagamento dos direitos docentes como promoção e progressão na carreira. O Fórum das ADs ainda não possui informações detalhadas sobre como o dinheiro será gasto. A Adusb já solicitou esclarecimentos da reitoria sobre a distribuição da verba na Uesb, mas até o momento não obteve resposta.

Entretanto, mesmo com o incremento a falta de professore(a)s não será solucionada. De acordo com informações da Codes, o quadro docente não será ampliado em 2014. Segundo documento apresentado pela reitoria da Uesb ao governo, em 2013 a Universidade teria a demanda de 143 docentes, que somada à necessidade deste ano totaliza 218 professore(a)s. Confira a proposta de ampliação do quadro docente na Uesb. 

Segundo o coordenador da Codes, Nildon Pitombo, o Projeto de Lei para a desvinculação de vagas por classe continua na Saeb. Diante do agravamento da crise financeira das Universidades, bem como da necessidade urgente da tramitação do PL, o Fórum das ADs já solicitou reunião com o governo para discutir a pauta e instalação do GT carreira.