Docentes reivindicam envio imediato do PL da desvinculação

Durante a assembleia realizada na terça (10), no campus de Jequié, docentes discutiram as negociações com o governo sobre o projeto de lei para desvinculação de vagas por classe, a crise orçamentária e o incremento na verba de pessoal. O parecer desfavorável da Câmara de Pesquisa ao pagamento integral da licença sabática, bem como a resolução Consepe acerca da carga horária também foram debatidos. Além desses pontos, uma comissão para o acompanhamento da construção das sedes da Adusb em Vitória da Conquista e Itapetinga foi formada. Como encaminhamentos foram aprovados o fortalecimento da mobilização com participação no cortejo do 2 de julho.

PL da desvinculação

Em reunião realizada na quinta (5) entre reitores, Codes e Saeb os representantes institucionais questionaram os motivos pelos quais o projeto de lei ainda não teria sido encaminhado para a Assembleia Legislativa (Alba). Segundo o governo, existem problemas de ordem técnica, jurídica e orçamentária. No entanto, o teor das ditas “dificuldades” não foi esclarecido.

Leia mais sobre a discussão do PL.

Como forma de dar continuidade à pressão pelo envio do PL e por mais verbas para as Universidades, a assembleia deliberou pela participação no cortejo do 2 de julho. Foi aprovado também a utilização do fundo de mobilização para a atividade e a reunião com o governo no dia 17 de junho.

Incremento de verba para pessoal e filas para promoção

Devido às inúmeras denúncias feitas pelo Movimento Docente sobre a crise orçamentária e à forte luta por mais recursos para as Universidades Estaduais, o governo anunciou em maio que iria incrementar a verba de pessoal. No dia 30 de maio, o coordenador da Codes informou que na primeira semana de junho seria liberado para a Uesb um incremento de 1,7 milhões para a contratação e nomeação de professores. Mesmo com esses recursos, o problema da falta de docentes não será sanado, pois o governo não pretende ampliar o quadro docente em 2014.

Ainda na ocasião, o coordenador da Codes afirmou que diante da situação crítica da Uesb em relação às progressões seria repassado cerca de 3,5 milhões para esta finalidade. A referida verba também deveria ser disponibilizada em junho. Sobre as rubricas de manutenção, investimento e custeio, a Uesc, Uneb e Uefs receberão incremento de aproximadamente um milhão. 

Para averiguar a gravidade da situação da fila para promoção na carreira, a Adusb solicitou da reitoria da Uesb a lista de docentes que aguardam por este direito. Confira os dados abaixo presentes no documento datado do dia 10 de junho.

Classe

Número de docentes na fila

Pleno

14

Titular

48

Adjunto

3

Em discussão, os docentes reunidos em assembleia contestaram os números divulgados pela reitoria. De acordo com a plenária, o número real é maior que o divulgado pela Universidade. A Adusb solicitará uma nova lista para a reitoria que contemple os docentes que não estão presentes no documento atual.

Licença Sabática

Confira a discussão da assembleia sobre o tema e a deliberação do Consepe realizado no dia 18 de junho.

Resolução da carga horária

Devido à complexidade das realidades das diversas áreas da Uesb, o(a)s docentes defenderam que as propostas a serem apresentadas no Consepe sejam compatibilizadas, sistematizadas e encaminhadas para os departamentos para nova discussão.

Construção das sedes

No dia 29 de maio, a diretoria da Adusb divulgou uma chamada para a construção das sedes do sindicato nos campi de Vitória da Conquista e Itapetinga. O documento também foi publicado no Jornal Dimensão, A Semana e Diário do Sudoeste.

As empresas interessadas em apresentar propostas deverão se dirigir à sede da Adusb em Vitória da Conquista de segunda a sexta das 08:30 às 11:00 e das 14:00 às 17:30, para que possam ter acesso às plantas das obras. As propostas deverão ser encaminhadas até o dia 16 de junho.

Para a garantia da transparência do processo e acompanhamento da construção, a assembleia deliberou pela formação de uma comissão com professores da base dos três campi: Juraci Reis (DS I), Adilson Amorim (DH), Cátia Khouri (DCET), Andréa Gomes (DTRA) e Samuel Ferreira (DCEN).