Fórum das ADs chama categoria para enfrentamento com o governo

Diante da gravidade da crise financeira das Universidades, o Fórum das ADs reunido na segunda (9) indicou a manutenção do indicativo de greve no horizonte, além do fortalecimento das mobilizações e denúncias contra o arrocho orçamentário. O(A)s docentes discutiram ainda a participação no cortejo do 2 de julho e reunião com o governo no dia 17 de junho.

A situação que já era ruim no primeiro semestre de 2014, deve se agravar ainda mais a partir de junho. Este é o prognóstico do Fórum das ADs em relação à saúde financeira das Universidades Estaduais. Infelizmente, já não são novidades os sérios problemas enfrentados pelas instituições como falta de professores, atrasos no pagamento de fornecedores e bolsas, salas de aula insuficientes, problemas de infraestrutura, filas para promoção na carreira e negação de direitos trabalhistas.

Mesmo com a liberação de incremento para a folha de pessoal com finalidade de nomeação e contratação de professore(a)s, o governo ainda se mantém firme no posicionamento de não ampliar o quadro de vagas ainda este ano. Além disso, a redução de quase 12 milhões nas verbas de investimento e custeio tem afetado o bom funcionamento das Universidades.

Como forma de reverter a situação resta ao Movimento Docente e às demais categorias resistir e lutar contra a política de sucateamento das Universidades Estaduais promovida pelo governo. Assim, a possibilidade de greve não deve ser descartada e o seu indicativo deve permanecer no horizonte. Neste sentido, o Fórum das ADs indica o fortalecimento das mobilizações por 7% da RLI para o orçamento das Universidades.

Próximas ações

No dia 17 de junho, o Fórum das ADs, representantes de técnicos e estudantes reivindicarão da Codes providências efetivas para sanar os problemas discutidos na reunião anterior.  O(A)s docentes também participarão do tradicional cortejo do 2 de julho para denunciar mais uma vez à sociedade o descaso do governo com a educação e reivindicar 7% da receita líquida de impostos para as Universidades. O(A)s interessado(a)s em participar da atividade deverão entrar em contato com a Adusb de seu campus até o dia 25 de junho. O Fórum das ADs volta a se reunir extraordinariamente no dia 1 de julho, em Salvador.