GT Carreira Tripartite inicia estudo do estatuto do magistério

O grupo de trabalho para discussão do estatuto do magistério (GT Carreira) iniciou seus trabalhos nessa segunda (30). O GT composto por representantes docentes, reitores e Codes discutiu as expectativas e perspectivas das partes em relação ao estatuto, além de realizar a leitura do documento para posterior debate. Ainda na oportunidade, o Fórum das ADs tensionou para o envio imediato do PL da desvinculação de vagas por classe.

Veja o texto aprovado.

PL da desvinculação

Mesmo com o anúncio do governo de que o PL estaria “impedido de prosseguir sua trajetória de negociação, exatamente por não ter indicativos por classe para se parametrizar os quantitativos para as promoções”, o Fórum das ADs voltou a pressionar a Codes para o fim do impasse. Para o Movimento Docente, a atitude do governo se configura em descumprimento do acordo feito entre reitores, Secretaria de Educação e professores. Após pressão dos docentes, o coordenador da Codes, Nildon Pitombo, comunicou que a posição do governo é a anunciada no dia 17 de junho e responsabilizou a Secretaria de Administração pela negativa.

Leia mais sobre o PL da desvinculação.

GT Carreira

Após a discussão sobre o PL da desvinculação, o GT Carreira iniciou os trabalhos com os acertos sobre seu funcionamento interno. O Fórum das ADs ficou responsável pelas relatorias das reuniões. No entanto, não houve consenso sobre qual segmento ocuparia a coordenação do grupo. Inicialmente a coordenação foi sugerida à Codes, que assumiu a função temporariamente. O representante do Fórum de Reitores, na condição de suplente, José Bites, não se sentiu à vontade para aceitar a coordenação, pois o representante titular dos reitores e presidente do Fórum de Reitores, prof. Paulo Roberto Pinto, reitor da Uesb, não se fez presente. A definição dos segmentos para ocupar a secretaria e coordenação do GT será feita na próxima reunião no dia 15 de julho.

A representante da Adusb no GT e vice-presidente da Adusb, Márcia Lemos, solicitou aos presentes que falassem sobre as expectativas e perspectivas dos segmentos. A representante da Adusb no GT Carreira, Ana Angélica Barbosa, deixou clara a importância do estatuto para a categoria docente, pois através de muita luta importantes avanços foram conquistados. Entretanto, pontuou que alguns ajustes podem ser feitos em relação à carreira docente, no sentido de sua valorização. O representante do Fórum de Reitores, José Bites, apontou a relevância do estatuto para a organização das Universidades e informou que seus principais pontos de interesses são a movimentação docente entre os campi e buscar alternativas às bancas para promoção. Já o representante da Codes, Nildon Pitombo, destacou a necessidade da discussão sobre a previsibilidade dos afastamentos de professores e a necessidade do Estatuto refletir a realidade atual das Ueba. Na sequência, o grupo iniciou a leitura do estatuto do magistério e fez destaques para serem discutidos posteriormente.

Presentes na reunião do dia 30 de junho

Adusb: Márcia Lemos e Ana Angélica Barbosa;

Aduneb: Milton Pinheiro e Naira Moura;

Adusc: Emerson Lucena, Luciana Leitão;

Adufs: Edson Espírito Santo;

SEC/Codes: Nildon Pitombo;

Fórum de Reitores: José Bites.