Terceirizados planejam mobilização para a quinta (17)

A paralisação dos terceirizados da Uesb, iniciada na sexta-feira (11), continua a acontecer nos três campi da Universidade. O(A)s trabalhadore(a)s estão com as atividades suspensas por falta de pagamento de salários e outros direitos trabalhistas. Segundo informações do sindicato da categoria, caso os salários não sejam pagos até o final da quarta (16), a categoria continuará mobilizada.

Nesta quarta (16), o(a)s terceirizado(a)s do campus de Itapetinga fecharam os portões da Universidade em protesto contra o atraso. Já o(a)s trabalhadore(a)s do campus de Jequié decidiram por abrir os portões após o segundo dia de portas trancadas. Em Vitória da Conquista, a quinta (17) será iniciada com mobilização na guarita a partir das 6h30min.

Ao final da reunião do Consepe desta quarta, o reitor da Uesb, Paulo Roberto Santos, ao ser questionado por docentes sobre a situação dos terceirizados, afirmou que a Universidade realizou todos os trâmites e que o governo efetuou a autorização dos pagamentos. É preciso lembrar que os salários e demais direitos devem ser pagos até o quinto dia útil do mês, o que desde o ano passado não tem ocorrido com regularidade. A empresa HD, por exemplo, desde o início de seu contrato com a Uesb em meados de 2013 não tem cumprido com seus deveres trabalhistas. A Adusb mais uma vez se solidariza com a luta do(a)s terceirizado(a)s e continuará a prestar todo apoio necessário.