Etapa preparatória do ENE é realizada com ampla participação

Com ampla participação da comunidade acadêmica, entidades e sindicatos, a Etapa Preparatória do Encontro Nacional de Educação (ENE) foi realizada nesta quinta (17). A exposição inicial do tema foi feita pelo professor da UFRJ, Roberto Leher, que analisou os principais problemas encontrados no Plano Nacional de Educação (PNE). Ao final do evento, o presidente da Adusb, Marcos Tavares, convidou os presentes a participarem do ENE, que ocorrerá de 8 a 10 de agosto, no Rio de Janeiro. O(A)s docentes filiado(a)s que desejarem integrar a caravana da Adusb deverão entrar em contato com o sindicato até o dia 23 de julho.

Leher avaliou que na disputa da construção das políticas de educação existe uma coalisão dos setores dominantes. Em decorrência dessa intervenção, o Estado cede sem resistências ao empresariado e incorpora a agenda do capital. Assim, o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e o PNE do governo fortalecem o processo de mercantilização da educação no Brasil. Um exemplo claro dessa ação é a criação de programas como o FIES e PROUNI que ampliam o número de vagas no ensino superior através de altos investimentos em Universidades privadas. Para esses empresários, a “educação é um extraordinário negócio”, afirmou Roberto Leher.

O palestrante também relembrou algumas tentativas de organização dos trabalhadores e militantes da educação, como o departamento da CUT na década de 1980, a formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) e a criação do Fórum Nacional em Defesa da Educação Pública, que foi dissolvido em 2005 por divergências na concepção sobre programas do governo PT. O reflexo dessa dificuldade na organização da luta pela educação pública, gratuita e de qualidade pode ser notado na fraca reação contra a aprovação do PNE em 2014, por exemplo. Assim, é preciso unificar as lutas para que se possa combater o processo de mercantilização da educação e agregar outros movimentos/entidades para além do(a)s trabalhadore(a)s do setor. O ENE será uma oportunidade para que as diversas entidades, movimentos e sindicatos comprometidos com a educação pública construam um espaço alternativo às conferências de educação, prioritariamente ocupadas pelo governo.

O(A)s docentes filiado(a)s, coletivos e entidades interessado(a)s em participar do ENE devem entrar em contato com a secretaria da Adusb até o dia 23 de julho e preencher a ficha de inscrição. A forma de hospedagem, alimentação e número final de participantes custeados pela Adusb serão definidas na assembleia da categoria a ser realizada na quinta (24).

Entidades/movimentos presentes

SIMMP, APLB, Lute Sindicato, União de Mulheres de Vitória da Conquista, AFUS, Coletivo Carcará, Aduneb, Centro Acadêmico de Economia, Centro Acadêmico de Pedagogia.