Crise orçamentária: passagens aéreas e terrestres suspensas na Uesb

Conforme tem denunciado o Fórum das ADs, a crise nas Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) está se agravando no segundo semestre de 2014. Na Uesb, a acentuação dos problemas financeiros ficou ainda mais evidente com o anúncio feito pela Coordenação de Projetos, no dia 1 de agosto, de que a empresa responsável pelo fornecimento de passagens aéreas e terrestres suspendeu seus serviços por falta de pagamento. Dessa forma, estão comprometidas atividades importantes da Universidade, como a realização de bancas, participação em eventos, atividades de extensão e pesquisa.

Atualmente o governo destina menos de 5% da receita líquida de impostos (RLI) para as Universidades, montante insuficiente para cobrir as despesas das instituições. Além disso, as verbas de investimento e custeio de 2014 sofreram uma redução de quase R$ 12 milhões, em relação a 2013. Desde o ano passado, o Movimento Docente tem denunciado incessantemente tais ataques do governo, com paralisações, atos públicos e campanha de mídia.

Em combate à crise orçamentária e o recuo do governo em enviar o projeto de lei para desvinculação de vagas por classe, o Fórum das ADs aponta para aprovação do indicativo de greve nas Ueba, além de uma greve de advertência. A Adusb votará o indicativo em assembleia a ser agendada no início do semestre letivo. O Fórum das ADs discutirá as atividades de mobilização na greve de advertência no dia 27 de agosto, na sede da Adusb em Vitória da Conquista.