Os 50 anos da Ditadura Militar serão discutidos em atividade da Adusb

A fim de debater o momento de transição democrática do Brasil e o contexto do golpe, a Adusb realizará no dia 16 de setembro, em Vitória da Conquista a palestra “50 anos da Ditadura Militar e a verdade histórica”. A atividade ocorrerá no Salão do Júri (módulo II) às 19h com os professores Milton Pinheiro (Uneb) e Angélica Lovatto (Unesp). Na ocasião, será lançado o livro “Ditadura: o que resta da transição”.

Angélica Lovatto é professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unesp/Marília e coordena o Grupo de Pesquisa Pensamento Político Brasileiro e Latino-Americano. Lovatto também é uma militante do Movimento Docente paulista. Milton Pinheiro é professor da Uneb, organizou livros como “Escritos de Marighella no PCB” e “140 anos da Comuna de Paris”. Atualmente faz parte da diretoria executiva colegiada da Associação dos Docentes da Uneb.

Lançamento

O livro “Ditadura: o que resta da transição”, organizado por Milton Pinheiro, faz parte da Coleção Estado de Sítio da Editora Boitempo. A obra traz ensaios de autores como João Quartim de Moraes, Anita Prestes, Lincoln Secco, Décio Saes e Marco Aurélio Santana. Segundo o docente, “a coletânea enfrenta o desafio de reinterpretar uma história em que vários aspectos estão ainda por decifrar, desde o contexto por trás do golpe até a campanha pelas Diretas Já”.