Adusb se reúne com Movimento Estudantil para discutir crise orçamentária e Semana de Mobilização

Na tarde desta quarta (10), a diretoria da Adusb se reuniu com representantes do Movimento Estudantil do campus de Vitória da Conquista para discutir a crise orçamentária das Universidades Estaduais da Bahia e a construção da luta por 7% da receita líquida de impostos para o orçamento. A Adusb também se reuniu com os Centros Acadêmicos (CA) e o Diretório Central de Estudantes (DCE) do campus de Jequié na terça (9). Uma nova reunião com o(a)s estudantes de Vitória da Conquista e Itapetinga ocorrerá na sexta (12), momento em que será definida a agenda de atividades durante a Semana de Mobilização e Luta.

O argumento do governo de que o investimento nas Universidades Estaduais tem crescido significativamente foi refutado pelo presidente da Adusb, Marcos Tavares. De fato, o orçamento total das Universidades cresceu ao longo dos anos. Contudo, as verbas das rubricas de manutenção, investimento e custeio tem sofrido reduções. Tal situação implica na diminuição de recursos para o pagamento de bolsas de iniciação científica, monitoria, terceirizados, contas de água, luz, telefone, participação em eventos e atividades de extensão, por exemplo.

Neste ano, o governo reduziu as referidas verbas em quase 12 milhões. Na Uesb, o corte significa 4,7 milhões a menos em seu orçamento, o que tem gerado uma série de problemas como o atraso no pagamento de direitos trabalhistas. Para o ano que vem, uma nova redução de 7,3 milhões foi anunciada pelo governo. Na avaliação do Movimento Docente, a série de ataques se configura como uma política de governo de sucateamento das Universidades Estaduais.

Durante a reunião também foi apresentado pela Adusb a necessidade de construção de uma agenda de discussão da pauta interna, como orçamento participativo, transparência e questões mais gerais como a série de estupros ocorridos em Vitória da Conquista.

Nesta sexta (12), a Adusb se reunirá mais uma vez com os representantes do Movimento Estudantil do campus de Conquista e Itapetinga para planejarem as atividades que serão realizadas durante a semana de mobilização de 15 a 19 de setembro e organização da viagem para Assembleia Legislativa, onde será realizado ato de protesto.

Participantes da reunião em Jequié: DCE, CA Pedagogia, CA Química, CA Letras e CA Educação Física.

Participantes da reunião em Vitória da Conquista: DCE, CA Comunicação, CA Ciência da Computação, CA Geografia, CA Matemática, CA Pedagogia, CA Economia (comissão eleitoral) e o Coletivo Carcará.