Seminário organizativo marca início da preparação para o 34º Congresso do ANDES-SN

Durante três dias, mais de 120 docentes de diversas partes do país se reuniram em Brasília (DF) para o Seminário Nacional sobre a estrutura organizativa do ANDES-SN. Os participantes tiveram como base para as discussões o caderno de textos, com as contribuições enviadas pelas seções sindicais e docentes sindicalizados e ainda a palestra de abertura na sexta-feira (31), proferida pelo presidente do Sindicato, Paulo Rizzo, sobre “Como enfrentar os novos desafios sem abdicar dos princípios”.

Ao encerrar os trabalhos no domingo (2), Rizzo avaliou que o Seminário Organizativo marca o início das preparações para o 34º Congresso do ANDES-SN, que acontece na capital federal, entre 23 e 28 de fevereiro de 2015. Durante três dias, mais de 120 docentes de diversas partes do país se reuniram em Brasília (DF) para o Seminário Nacional sobre a estrutura organizativa do ANDES-SN. Os participantes tiveram como base para as discussões o caderno de textos, com as contribuições enviadas pelas seções sindicais e docentes sindicalizados e ainda a palestra de abertura na sexta-feira (31), proferida pelo presidente do Sindicato, Paulo Rizzo, sobre “Como enfrentar os novos desafios sem abdicar dos princípios”.

“Tivemos um bom debate e agora temos o compromisso de levar esse acúmulo para a base para que a riqueza dessas discussões se aprofunde e multiplique na categoria e possam refletir no 34º Congresso”, ressaltou o presidente do ANDES-SN.

Rizzo destacou que a data do próximo Congresso, instância máxima de deliberação do Sindicato Nacional, já foi divulgada e assim como os prazos para envio de textos que comporão o caderno. Segundo ele, agora é o momento de iniciar as preparações nas seções sindicais.

“A expectativa é que tenhamos, com base nas discussões iniciadas aqui, um bom Congresso, capaz de organizar um plano de lutas que dê conta dos desafios que se apresentam para o próximo período e também fazer os ajustes organizativos necessários para aperfeiçoar o funcionamento do nosso sindicato e seu enraizamento na categoria”, concluiu.

Plenárias
As plenárias de domingo (2) tiveram como base os relatórios e o acúmulo dos debates dos grupos de trabalho, realizados no sábado (1), que se debruçaram sobre quatro temáticas: multicampia, precarização do trabalho docente, reorganização do ANDES-SN e política sindical. 

Segundo Amauri Fragoso de Medeiros, tesoureiro do Sindicato Nacional e da coordenação do Grupo de Trabalho em Política de Formação Sindical (GTPFS), os textos encaminhados e proposições que surgiram durante o seminário serão sistematizados em um relatório e encaminhadas para as seções sindicais e secretarias regionais, para ampla divulgação.

Na avaliação de Medeiros, o seminário foi muito positivo na medida em que reuniu 125 docentes, que contribuíram muito com as discussões nos grupos de trabalho e nas plenárias, apontando quais são os anseios e as posições que estão colocadas neste momento para o enfrentamento dos novos desafios do ANDES-SN.

“É importante ressaltar que esses desafios são colocados no intuito de fazer com que o sindicato esteja cada vez mais enraizado na base. Este é um aspecto importante e parece que todas as pessoas tiveram a compreensão de que esse enraizamento só se resolverá partir das questões políticas e da articulação com a nossa base, e não apenas através da estrutura organizativa do Sindicato, da forma como é composta a diretoria ou de como ela é eleita”, destacou o tesoureiro do ANDES-SN. 

Segundo ele, a coordenação do GTPFS do Sindicato Nacional se reúne nesta semana para elaborar, com base nos debates do Seminário Organizativo, os textos que serão apresentados ao 34º Congresso pela diretora do ANDES-SN.

34º Congresso“Vamos avaliar o que pode ser apresentado no Congresso, dentro dos princípios do nosso sindicato, que tem base maior a organização por local de trabalho”, reforçou.

O 34º Congresso do ANDES-SN acontece de 23 a 28 de fevereiro de 2015, em Brasília (DF). As contribuições das seções sindicais e dos sindicalizados para integrarem o Caderno de Textos deverão ser enviadas ao ANDES-SN, por e-mail (secretaria@andes.org.br), até o dia 18 de novembro de 2014. 

Para a inscrição prévia no 34º Congresso, os delegados e observadores poderão enviar, no período de 8 de dezembro de 2014 a 6 de fevereiro de 2015, a documentação regimental para secretaria do ANDES-SN. O credenciamento também poderá ser feito no dia 23 de fevereiro de 2015, das 9h às 12h e das 14h às 20h.

Confira a convocação e mais detalhes sobre o 34º Congresso do ANDES-SN

Fonte: ANDES-SN