Unimed: Adusb cobra melhoria da central telefônica e ampliação da rede de atendimento
Docentes cobram melhoria no atendimento

Nesta quinta (5), a diretoria da Adusb voltou a se reunir com a Unimed para cobrar melhoria dos serviços prestados. A demanda foi apresentada pela categoria durante a assembleia realizada em Itapetinga no dia 15 de outubro. Os professores Jeferson Nascimento (campus de Jequié), Andréa Gomes (Campus de Itapetinga) e Sérgio Barroso (Campus de VC) integrantes da comissão responsável pelo acompanhamento das negociações com o plano de saúde também participaram da reunião. O(A)s docentes cobraram agilidade no agendamento de consultas, eficiência da central telefônica e ampliação da rede credenciada. A utilização do canal de atendimento prioritário da Adusb (77 4009 9408) foi pontuado como necessário para o acompanhamento das demandas do(a)s usuário(a)s. A Unimed anunciará as providências a serem tomadas até o dia 14 de novembro.

Marcação de consultas e central telefônica

Para o(a)s professore(a)s, a dificuldade no agendamento de consultas ainda é um dos principais problemas do plano, pois os prazos estabelecidos para o atendimento pela Agência Nacional de Saúde (ANS) não são cumpridos. Além disso, quando a tentativa de marcação é feita por telefone a central se recusa a disponibilizar o número de protocolo, impedindo a denúncia para a ANS, bem como outras medidas legais.

Os campi de Jequié e Itapetinga cobraram a melhoria da central telefônica e a implantação de um 0800, pois além do serviço não estar correspondendo à demanda é oneroso para o(a)s usuário(a)s, especialmente quando estes encontram-se em outros estados.

A Unimed afirmou que um processo de melhoria da central telefônica e do site do plano está em curso e que a disponibilização dos protocolos está incluída no projeto. A previsão de término está entre 60 e 90 dias. Um canal preferencial de atendimento aos usuários da Adusb está em funcionamento (77 4009 9408).

Rede de atendimento

Após a checagem de todos os prestadores de serviço da Unimed em Jequié, pelo membro da comissão da Unimed da Adusb, Jeferson Nascimento, foi constatado que a maior parte das clínicas e especialistas suspenderam ou restringiram o atendimento pelo plano. A Adusb cobrou que a Unimed tome providências urgentes para o reestabelecimento dos serviços.

Segundo o superintendente da Unimed-Sudoeste, Karim Jardim, por volta do mês de julho o plano teria vistoriado a rede de Jequié e comprovado a prestação de serviços. O superintendente afirmou ainda que o plano entrou em contato com algumas clínicas para credenciamento. Contudo, as empresas não demonstraram interesse em atender nenhum plano de saúde. A Unimed se comprometeu em averiguar pessoalmente a situação e buscar formas de solucionar os problemas.

A Adusb voltou a cobrar o credenciamento da Clínica Psicoespaço em Itapetinga, pois os profissionais destinados pela Unimed para o atendimento da área de psicologia e fonoaudiologia não suprem a demanda da categoria. O plano de saúde assegurou que reavaliará a possibilidade de credenciamento.