Adusb promove debate sobre classe e questões etnicorraciais

Reconhecendo a importância da discussão das questões etnicorraciais, sob o recorte classista, para o combate à opressão, a Adusb realizará uma mesa-redonda sobre a temática no Dia da Consciência Negra (20 de novembro). A atividade é organizada pelo Grupo de Trabalho Política de Classe para Questões Etnicorraciais, Gênero e Diversidade Sexual da Adusb e será realizada a partir das 19h no Auditório II do Módulo Antônio Luís, campus Vitória da Conquista.

O professor Francisco Cardoso (DFCH) fará uma palestra com o tema “Classe e Raça: Identidades em Questão”, sendo seguido do professor José Luís Caetano (DFCH) que ministrará o debate sobre etnicidade e classe. A desigualdade social no mercado de trabalho brasileiro será discutida pela professora Sofia Manzano (DCSA).

Mesmo após a Ciência ter comprovado a inexistência de raças para caracterizar os grupos humanos, o termo é utilizado enquanto construto social. Neste sentido, é relevante discutir as implicações do termo no combate ao racismo e à relação entre etnicidade, constituição das classes sociais e seus processos de luta. Estudos sobre a territorialização de grupos indígenas também têm examinado a relação entre etnicidade, classes sociais e desigualdades. Diversas pesquisas demonstram ainda o quanto as questões etnicorraciais interferem na ocupação dos postos de trabalho no Brasil.

Impõe-se então aos movimentos sociais a superação dos paradigmas colonialistas e escravocratas e seus resquícios, para enfrentar adequadamente os agentes e as práticas que reforçam a opressão. Esta compreensão motiva o Andes-SN e suas seções sindicais, como a Adusb, a situação dos povos indígenas e afrodescendentes, o projeto do capital e as novas configurações do mundo do trabalho.