Carreira docente e pauta de reivindicação 2015 serão debatidas em seminário

Durante os dias 20, 21 e 27 de novembro, a Adusb promoverá nos três campi seminários preparatórios para discussão da carreira docente e pauta de reivindicação 2015. O acúmulo dos debates sobre carreira realizados no Encontro das UEBA, GT Carreira do Fórum das ADs e GT Tripatite durante os anos de 2013 e 2014 serão socializados com a categoria. As possíveis reivindicações para a pauta do ano que vem também serão avaliadas pelo(a)s docentes. A definição final dos pontos será feita através da assembleia agendada para o dia 28 de novembro.

O seminário em Vitória da Conquista acontecerá no dia 20 de novembro às 9h. Em Jequié, atividade se realizará no dia 21 de novembro às 14h. No campus de Itapetinga, o evento ocorrerá no dia 27 de novembro às 9:30*.

Confira a programação. 

Como fruto das reivindicações do Movimento Docente, durante a campanha salarial 2013, o governo assinou um termo no qual afirma seu compromisso em retomar a discussão sobre a carreira. Para viabilizar tal processo, o Fórum das ADs formou um grupo de trabalho, com representação das quatro Universidades, para o estudo do Estatuto do Magistério no sentido da valorização da carreira. O relatório foi apresentado ao Fórum das ADs que após discussões consolidou um documento com os pontos comuns entre as associações docentes.

Baseado no termo de compromisso, o Movimento Docente reivindicou a criação de um grupo de trabalho com participação das reitorias, governo e ADs para estudo do Estatuto do Magistério (GT Tripartite). O referido GT foi instaurado em junho de 2014 e ao fim dos trabalhos produziu um relatório com o acúmulo das discussões entre as partes.

O Encontro das UEBA, realizado em setembro, deu continuidade ao debate sobre carreira, já com base nos documentos produzidos pelos grupos de trabalho, e aprovou uma série de indicativos para o norteamento do debate com a categoria. Com o término dessas etapas, é chegada a hora da socialização e avaliação pelo(a)s docentes.

Os seminários têm como objetivo preparar a categoria para a discussão sobre valorização da carreira e outros possíveis pontos da pauta de reivindicação.  A assembleia a ser realizada no dia 28 de novembro às 14h, no campus de Vitória da Conquista, definirá os pontos para a pauta de reivindicação 2015.

*Os horários dos seminários foram ajustados pela diretoria no dia 14 de novembro.