Fórum das ADs indica pontos para pauta de reivindicações 2015

Com a aproximação do fim do acordo assinado com o governo em 2013, é necessário que a categoria inicie uma nova negociação em defesa da Universidade Pública e pela valorização do trabalho docente. Em reunião realizada no dia 24 de novembro, o Fórum das ADs discutiu as possíveis reivindicações para a construção da pauta. As associações docentes realizarão uma rodada de assembleias para a definição dos pontos que serão protocolados junto ao governo no dia 9 de dezembro, após a audiência pública na ALBA. A assembleia da Adusb com esta finalidade foi realizada no dia 28 de novembro.

O Fórum das ADs defendeu a permanência da reivindicação de no mínimo 7% da receita líquida de impostos para as Universidades em combate à política do governo de sucateamento das Ueba. Na avaliação do(a)s representantes docentes, histórica luta pela revogação da lei 7176/97, que fere a autonomia universitária, deve ter continuidade.

O respeito aos direitos trabalhistas foi apontado como essencial, diante do represamento de progressões, promoções, mudanças de regime de trabalho, dentre outros. Ainda nesse sentido, é necessária a ampliação do quadro de vagas e a desvinculação de vagas por classe. Em relação à valorização do trabalho docente, o Fórum das ADs sugere alteração no Estatuto do Magistério no que se refere aos interstícios, incentivo à pós-graduação (IPG) e dedicação exclusiva.

Audiência Pública

No dia 9 de dezembro, o Fórum das ADs realizará uma audiência pública, na Assembleia Legislativa, para denunciar a crise orçamentária das Universidades Estaduais da Bahia e reivindicação de mais recursos. A pauta de reivindicações, aprovada pelas assembleias docentes da Uesb, Uesc, Uneb e Uefs, deve ser protocolada junto ao governo nesta mesma data. O(A)s interessado(a)s em participar da atividade devem entrar em contato com a Adusb até o dia 3 de dezembro.