Eleições: Adusb fortalecida

Após dois dias de votação (2 e 3 de dezembro) e participação de 371 docentes, a comissão eleitoral da Adusb declarou a chapa “Luta e Autonomia” como vencedora do processo eleitoral referente ao biênio 2014-2016. Em relação às eleições passadas, o referido pleito obteve aumento em cerca de 10% no número de votantes, o que reflete a confiança da categoria no sindicato. A assembleia para posse ocorrerá no dia 15 de dezembro às 15h no campus de Jequié. Na sequência, outra assembleia será realizada para a discussão do caderno de textos do 34º Congresso Nacional do Andes e escolha de delegado(a)s para o referido evento.  

Durante as eleições para direção do Andes-SN, em maio, a Adusb se destacou como uma das votações mais significativas do país. Foi a maior participação em relação às Universidades Estaduais da Bahia e esteve entre as cinco maiores votações do Brasil, incluindo federais e particulares.

O presidente da Adusb, Marcos Tavares considera que “numa eleição em que o voto é facultativo, a expressiva participação dos docentes nas eleições demonstram a confiança que a categoria tem no seu sindicato e também sinaliza o grau de mobilização. Assim, enquanto filiado e diretor da Adusb fico muito contente com a participação do(a)s companheiro(a)s na construção permanente do nosso sindicato e com a certeza que a luta continua mais forte”. A futura diretora e candidata à presidente da Adusb, Márcia Lemos, compartilha dessa ideia e afirma que o resultado reflete o reconhecimento da importância em se organizar no sindicato e de o reconhecer como espaço de luta em defesa dos direitos e conquista de novos.

Para a futura presidente, 2015 será um ano de fortes enfrentamentos em defesa da Universidade Pública e pela valorização do trabalho docente. A partir da pauta de reivindicações a ser protocolada pelo Fórum das ADs, “lutaremos para garantir as condições adequadas de trabalho e o respeito aos direitos dos docentes. Além disso, lutaremos especialmente pelo respeito à autonomia universitária e pelo orçamento, de forma a garantir a sustentabilidade das Universidades Estaduais”, declara.

Em relação à pauta interna, Márcia Lemos ressalta a importância da implantação do orçamento participativo. “Considero-o como fundamental porque não adianta garantir mais recursos para a Uesb, se não conseguirmos construir um orçamento transparente e participativo, no qual a comunidade universitária possa de fato construir, definir as prioridades e acompanhar sua execução”, afirma a candidata. A luta interna pelo pagamento de direitos trabalhistas também foi apontada como um campo extremamente importante, pois “assim como existe o enfrentamento junto ao governo do Estado, é preciso o enfrentamento junto à reitoria contra as limitações impostas pela burocracia, muitas vezes desnecessária, que impede a fruição dos direitos docentes”, finaliza a professora.    

Conheça a nova diretoria da Adusb.

Votação Geral

 

Vitória da Conquista

Itapetinga

Jequié

Favoráveis

157

53

140

Nulos

6

0

6

Brancos

2

1

6

TOTAL

165

54

152

371 votantes