Terceirizados bloqueiam os portões da Uesb para denunciar atraso no pagamento de salários

Terceirizados(as) da Uesb, campus de Vitória da Conquista, bloquearam os portões da Universidade, nesta quinta (26), para reivindicar o pagamento de salários e outros direitos. Desde a segunda (23), os(as) trabalhadores(as) permanecem com as atividades suspensas. De acordo com informações do sindicato da categoria (Sindilimp), a segurança da Uesb colocou cadeados nos portões abertos para impedir a mobilização.

Das três empresas em débito com os(as) trabalhadores(as), apenas a Basetec realizou parte dos pagamentos e anunciou a quitação até a sexta (27). Os(As) funcionários(as) da HD Montagens e a CCS Serviços Especializados ainda não têm previsão de quando receberão o salário do mês passado, bem como o que vence no dia 1º de março. Ambas as empresas estão em atraso com encargos sociais como INSS e FGTS. Devido aos problemas apresentados desde o ano passado para cumprir com seus deveres trabalhistas, a HD Montagens deverá encerrar suas atividades na Uesb em maio.

Leia mais sobre as mobilizações desta semana.

Segundo o secretário do Sindilimp, Luciano Souza, a paralisação desta quinta “é basicamente um alerta para a gente mostrar que pode e que o trabalhador tem o direito de se manifestar”. O sindicalista também se manifestou como insatisfeito com o governo. “Exigimos respeito! Não podemos continuar na situação que estamos”, reivindicou o dirigente.

Situação nos demais campi

Terceirizados(as) do setor administrativo do campus de Jequié receberam o salário atrasado na quarta (25). Trabalhadores(as) dos serviços gerais ainda não têm previsão para regularização. Em Itapetinga, a Adusb recebeu informações de funcionários(as) terceirizados(as) de que o salário do mês de janeiro também foi pago. As atividades permanecem normais nos referidos campi.

Agenda de mobilizações

Em entrevista, o Sindilimp comunicou que os portões do campus de Vitória da Conquista permanecerão fechados durante toda quinta. Na sexta (27), a categoria estará mobilizada em frente aos quiosques do Módulo Luizão e permanecerá de braços cruzados. “Caso o pagamento dos salários não ocorra, na terça [03 de março] estaremos tomando uma posição, acredito que tal como esta [de bloquear os portões]”, afirmou Luciano Souza.

A Adusb considera os atrasos nos pagamentos como inaceitáveis e manifesta, mais uma vez, seu total apoio à luta destes(as) trabalhadores(as). O Movimento Docente reivindica ainda que a reitoria da Uesb priorize o respeito aos direitos trabalhistas.