34º Congresso do ANDES-SN: Adusb participa da aprovação da centralidade da luta 2015

Após cinco horas de debate, a primeira plenária do 34º Congresso do ANDES-SN, nesta segunda (23), deliberou a centralidade da luta para o Movimento Docente em 2015. De acordo com os encaminhamentos da assembleia realizada no dia 15 de dezembro, a delegação da Adusb defendeu a organização docente, o combate à mercantilização da educação e a ampliação dos direitos dos trabalhadores.

Conheça as deliberações da Assembleia da Adusb sobre o Congresso Nacional.

Em conformidade com os princípios apontados pela referida assembleia, a plenária do 34º Congresso tomou como centralidade da luta “avançar na organização dos docentes e na unidade com movimentos e entidades classistas nacionais e internacionais para enfrentar a mercantilização da educação, e intensificar a luta pela valorização do magistério, combatendo as políticas neoliberais e defender intransigentemente os direitos dos trabalhadores”.

As intervenções, de acordo com deliberação da plenária, foram sorteadas para poder contemplar todas as posições políticas em debate. O Congresso discutiu a crise econômica e política, a conjuntura internacional, com destaque para a Grécia, a precarização das condições de trabalho, os ajustes fiscais operados pelo governo recém-eleito e as Medidas Provisórias 664 e 665.

Adusb no 34º Congresso Nacional

A delegação da Adusb conta com a participação de 8 delegados(as) e 2 observadores(as) que pautam suas interferências no Congresso com base nos princípios estabelecidos por assembleia da categoria. Durante o evento, os(as) representantes denunciaram a crise orçamentária vivida pelas Universidades Estaduais e apontaram elementos para o plano de lutas do setor das Estaduais do Andes-SN.

Fonte: ANDES-SN com edição da Adusb